segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Juruense lembra de ceia de Natal em família e pede foto da mãe

Muito mais do que troca de presentes e decorações de Natal, vale a união familiar na companhia de pessoas humildes rodeadas à mesa da sua casa

A felicidade de ter a presença da família unida e feliz juntamente com pessoas humildes, não só no Natal, supera qualquer presente que possa estar debaixo da árvore

Por Geraldo Luiz

Enquanto voltamos à nossa rotina e aguardamos a festa de Ano Novo, depois de muita comilança rodeados da família o Papai Noel se despede e, com sua ida, começa a esmaecer nesta terça-feira, 26 de dezembro, a magia do Natal, sinônimo de família reunida e de celebração do amor.

Admitamos, não há sensação melhor que estar todos juntos, rodeados à mesa, como se não houvesse amanhã. Contudo, depois que o 'bom velhinho' se vai, fica uma sensação de vazio, de quem queria mais e tem que esperar o próximo ano para se juntar outra vez. 

Nem todos, no entanto, tiveram oportunidade de juntar os familiares para participarem de uma mesa farta e devorar o famoso peru de Natal acompanhado de diversas sobremesas e de todas as iguarias feitas nessa época para comemorar o nascimento de Jesus - sem falar nas bebidas consumidas, é claro!

Por falta de condições financeiras, quantas pessoas preferiram dormir cedo a encarar a mesa vazia na noite de Natal, uma das datas mais importantes do ano, com a certeza que a geladeira deverá seguir sem nada neste fim de ano? Isto, se é que essas pessoas possuam esse eletrodoméstico número um da casa.

Infelizmente, a insegurança alimentar ainda afeta a mesa dos lares mais pobres, embora estes estejam recebendo o Auxílio Brasil, mas ainda com o orçamento apertado, o que impede o preparo de uma ceia para a família nessa data festiva.

IMPORTANTE: A ideia de escrever este texto surgiu depois que recebi a seguinte mensagem: 

Boa noite, Geraldo Luiz

Tenho uma vaga lembrança que o senhor convidou meu pai e minha mãe uma vez pra jantar na sua casa, juntamente com poucos de nós filhos dos mesmos!

Quero saber se você tem alguma foto da minha mãe.

Isso aconteceu em 1996, quando eu costumava convidar pessoas humildes para sentarem à mesa da minha casa, comigo e meus filhos, nas noites de Natal. 

O autor da mensagem, atualmente com 31 anos de idade, chama-se Laércio, o filho mais novo do casal Francisca Plácido e Inocêncio Gomes, conhecido como Pelé. Na época do jantar, ele tinha apenas cinco anos. 

Laércio estava na companhia da sua genitora quando, ainda criança, a perdeu de forma trágica, motivo que o faz perguntar se eu teria alguma foto dela. 

Morando atualmente na cidade de Paulista (PB), onde trabalha como pedreiro, ele afirmou que ter uma foto da sua saudosa mãe seria seu maior presente de Natal.

Apesar de não ter a foto solicitada, a lembrança do jantar na minha casa mostra como passar o Natal em família é muito importante para a criançada, já que essa ocasião cria recordações essenciais para um crescimento saudável. Esse acontecimento cristão inspira o amor fraternal, a união familiar, a paz e a esperança, tendo uma importância incalculável tanto para crianças como para adultos.

Portanto, por tudo que esse espírito natalino representa, não nos esqueçamos de convidar os mais humildes nos próximos anos e incluir em nossa ceia um agradecimento pelo Natal em família.

Um comentário:

  1. Obrigado por compartilhar um pouco da minha história Sr Geraldo Luiz, foi um dos melhores natal que já passei, desejo a todos boas festas e que Deus abençoe para que nunca falte nada em nossas mesas!

    ResponderExcluir