terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Saiba como evitar o desperdício de energia elétrica

Em clima de verão, Energisa alerta sobre aumento no consumo de energia nos dias mais quentes e dá dicas de economia para não ter susto com a conta ao final do mês

IMG 20221226 WA0045 - Em clima de verão, saiba como evitar o desperdício de energia elétric

Verão, férias, churrasco em família, bebida gelada para aliviar o calorão e aquele clima de confraternização. Esse cenário que nos últimos dias parece bem comum entre muitos lares brasileiros, também desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício de energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês. 

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observa. 

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta. 

Mas não são só a geladeira e o ar-condicionado responsáveis pelos gastos exagerados da energia em uma casa. Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade, também contribuem, e muito, para que a conta de energia venha mais alta no final do mês. 

“Se na casa houver mais de uma televisão, é preciso tentar reunir as pessoas em um mesmo local para assistir todos juntos. Isso vale tanto para os jogos da Copa, como outras programações, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, não se esqueça de manter portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente”, alerta Thiago. 

Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. “E já que estamos falando de calor, nesse clima dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais”, finaliza o coordenador. 

Em caso de dúvidas sobre a sua conta, fale com a Energisa pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa On, site www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br; e o Call Center 0800 083 0196.

Fonte: Assessoria - Créditos: Polêmica paraíba - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário