domingo, 25 de dezembro de 2022

Curiosidades

ÁRVORE, PRESÉPIO, CEIA E MUITO MAIS: as origens e significados das tradições de Natal

tradicoes de natal - ÁRVORE, PRESÉPIO E CEIA: as origens e significados das tradições de Natal

O Natal é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão, celebrado em 25 de Dezembro, data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.  De acordo com as Sagradas Escrituras, o filho de Deus, através de uma ação do Espírito Santo, nasceu de uma virgem, Maria, em Belém, para ser o Salvador do Mundo e livrar o povo de seus pecados.

A história do Natal é contada na Bíblia em diferentes passagens, desde o Antigo Testamento, por meio das profecias, mas principalmente através dos Evangelhos, que narra em detalhes uma história envolvendo ação, suspense e drama do início ao fim, mas sobretudo momentos milagrosos que, após a morte e Ressurreição de Cristo, passaram a ser lembrados pelos cristãos por meio da tradição.

No Brasil, essa tradição se expressa através de símbolos como as luzes, a ceia de Natal, o presépio, a árvore, a estrela, e outros objetos e adereços que se tornaram parte da cultura do evento. Outros elementos, no entanto, como o Papai Noel e a árvore de Natal, não se explica necessariamente da história natalina e tem origem em elementos fora da cultura cristã. 

1- Árvore de Natal

A tradição de decorar árvores surgiu entre o segundo e terceiro milênio antes de Cristo. Quando povos indo-europeus tinham grande devoção às árvores, por elas expressarem energia e fertilidade da Mãe Natureza. No entanto, a árvore de Natal como a conhecemos hoje, surgiu na Alemanha, no Natal de 1846. Basicamente, quando o príncipe alemão, Alberto, marido da rainha britânica Vitória, montou uma árvore de Natal no palácio britânico. Depois disso, o costume foi aderido por toda a Inglaterra, e posteriormente, pelo restante do mundo. Outra teoria, diz que a tradição de montar a árvore com vários enfeites de Natal começou por volta do ano de 1530. De acordo com a lenda, Martinho Lutero andando por uma floresta com muitos pinheiros, olhou para o céu e viu diversas estrelas. Então, ele resolveu levar para casa um pinheiro e colocar uma estrela no seu topo, para simbolizar a estrela que guiou os três magos até Jesus. Da mesma forma como é narrado na Bíblia, sobre o nascimento de Jesus.

2 – Ceia de Natal

Quando no mês de Dezembro (inverno na Europa), os europeus costumavam deixar as portas de suas casas abertas para que viajantes pudessem se hospedar. Então, a família e os viajantes ceavam juntos e na manhã seguinte os viajantes partiam. Assim, esse costume acabou tornando-se a Ceia de Natal. Hoje, para a ceia, a família se reúne com amigos para um jantar, onde se celebra o Natal. Mas, acredita-se que a tradição da ceia venha de muito antes do nascimento de Jesus. Ou seja, seria uma tradição de origem pagã, onde os banquetes eram preparados para comemorar o solstício de inverno. Durante o banquete, os cidadãos se juntavam para participar da ceia e ainda trocavam presentes entre os familiares. No Brasil, essa tradição natalina é acompanhada de pratos tradicionais como o peru, cuja origem é dos nativos norte-americanos, que acreditavam simbolizar fartura. Também faz parte da ceia, frutas tropicais, pernil e lentilhas, sendo que, esses dois últimos simbolizam sorte para o novo ano. E também, o clássico panetone, que não pode faltar na ceia de Natal.

3- Papai Noel

O bom velhinho também faz parte das tradições de Natal, sua história é baseada na vida de São Nicolau, um bispo de Mira que viveu por volta de 300 d.C. São Nicolau era bastante popular na época, por sua bondade e caridade. Pois distribuía presentes para as crianças carentes e órfãs. E para as famílias em situação de pobreza, deixava um saco com moedas nas chaminés de suas casas. Por isso, surgiu à lenda do papai Noel, um velhinho bondoso que na noite de véspera de Natal, desce pela chaminé com um enorme saco de presentes.

4- Presépio

A tradição de Natal de montar presépios foi criada por São Francisco de Assis. Pois, foi dele a ideia de recriar o nascimento de Jesus com atores e animais de verdade. Com todo o cenário montado, foi celebrada a missa de Natal. Então, os fiéis ficaram tão encantados, que nos anos seguintes as famílias começaram a fazer o seu próprio presépio em suas casas.

5- A Estrela de Belém

A tradição de Natal de colocar uma estrela no topo da árvore de Natal representa a Estrela de Belém. Pois, foi ela quem guiou os três Reis Magos até onde Jesus nascia. De acordo com a tradição, a estrela deve possuir quatro pontas, representando os pontos cardeais e uma cauda luminosa, assim como a estrela cadente.

6- Coroa de Natal ou Guirlanda

Outra tradição de Natal é a guirlanda colocada nas portas das casas. Sendo que foi criada pelos romanos antigos, que as colocavam na porta de sua casa representando saúde para todos os moradores. Era feita de galhos verdes, entrelaçados com cipreste. Hoje, a coroa de Natal é enfeitada com quatro velas, onde cada uma significa um domingo de advento. Então, a cada domingo que passa, uma das velas é acesa.

7- Os Três Reis Magos

Desde a Idade Média, os três Reis Magos são devotados por sua representação mencionada no Evangelho de São Mateus. Pois a Bíblia relata que quando Jesus nasceu, cada um dos Reis Magos levaram presentes. O primeiro, Belchior, trouxe ouro (presente que era dado aos reis). Já o segundo, Gaspar, trouxe incenso (presente dado aos sacerdotes). Por último, Baltazar, trouxe mirra (presente dado aos profetas). Em suma, com os presentes, os três Reis Magos reconheciam a realeza, divindade e imortalidade de Jesus.

8- O Azevinho

O azevinho é um arbusto com pequenas frutinhas vermelhas, cujas folhas são firmes e seus ramos verdes cobertos por espinhos e faz parte das tradições de Natal devido ao seu significado. De acordo com os povos antigos, o azevinho tem o poder de afastar espíritos malignos, além de representar o amor e a esperança. Por isso, hoje, o azevinho é colocado nas portas das casas, como forma de proteção.

9- Poinsétia ou Flor de Natal

A poinsétia é uma flor das regiões do hemisfério norte, que se desabrocha no solstício de inverno, entre Novembro e Dezembro, cuja origem é no México. No entanto, sua relação com as tradições de Natal se dá devido a uma lenda mexicana. De acordo com a lenda uma menina estava indo para a missa de Natal, porém, ela estava triste por não ter presente algum para oferecer a Jesus. Então, a menina resolveu pegar ramos secos de plantas no caminho, mas, quando chegou à igreja, chorou por ver o quanto seu presente era pobre. Contudo, quando as lágrimas da menina caíram sobre os ramos secos, eles se transformaram em lindas flores vermelhas e brilhantes.

10- Cartão Postal de Natal

Por fim, temos mais uma das tradições de Natal, o costume de enviar cartões com mensagens natalinas para amigos e familiares. No entanto, essa tradição começou com Sir Henry Cole, um inglês muito rico que na época de Natal escrevia inúmeras cartas para aqueles de quem gostava. Mas, como havia pouco tempo para escrever, Sir Henry Cole teve a ideia de criar um cartão postal com mensagem natalina. E para ilustrar o cartão, colocou uma família na ceia de Natal.

Polêmica Paraíba com informações do R7 - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário