terça-feira, 15 de novembro de 2022

Gestor do Banco do Brasil é afastado por comentário de cunho nazista

Banco do Brasil afasta gerente de operações estruturadas ESG após mensagem com montagem de Adolf Hitler


Banco do Brasil afasta gestor após mensagem de cunho nazista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um gestor do Banco do Brasil foi afastado do contato com funcionários após ser denunciado por divulgar piada de cunha nazista em um grupo de WhatsApp do trabalho. Kauam Sarabi Moreira é gerente de operações estruturadas ESG do Banco do Brasil e, de acordo sua página no LinkedIn, é funcionário da instituição há 19 anos.

Segundo relatos feitos à reportagem, na quarta-feira (09) os funcionários do banco estavam conversando sobre assuntos não relacionados ao serviço. Foi quando Kauam respondeu um comentário com uma montagem de Adolf Hitler ao telefone.

O texto da figurinha fazia um pedido: "Hans, liga o gás". A referência remonta às câmaras de gás em que judeus foram mortos por nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o ocorrido, ninguém repreendeu Kauam, chefe apontado como abusivo e com histórico de assédio moral dentro do Banco do Brasil. O caso, no entanto, foi denunciado à ouvidoria interna e passa por apuração.

Procurado, Kauam não comentou o caso. Ele negou o afastamento, disse que está de férias e que retorna ao trabalho em um mês. As férias, segundo apurou a reportagem, não foram liberadas pelo banco e estão em processo de análise - ele foi separado do contato com funcionários, não do serviço.

"O funcionário envolvido no caso está afastado das atividades junto à equipe. O Banco do Brasil repudia qualquer manifestação de discriminação e não compactua com apologia contra grupos raciais, culturais, religiosos ou sociais, como prevê seu Código de Ética. O Banco do Brasil reafirma sua defesa pela diversidade junto a seus clientes, funcionários e à sociedade", disse o banco em nota.

Nessa segunda-feira (14), um dos administradores do grupo em que a conversa ocorreu, enviou mensagem aos funcionários dizendo que os canais de WhatsApp do banco seriam desativados e o Microsoft Teams será o único canal oficial de assuntos relativos ao trabalho.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário