quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Enxame de insetos invade cidade na Paraíba

Nuvem de insetos invade o município de Santa Helena, no Alto Sertão da Paraíba, e assusta moradores

Um enxame de insetos invadiu e assustou os moradores do município de Santa Helena, no Alto Sertão do estado da Paraíba, que ficaram assustados, no último final de semana. Nas imagens, que começaram a circular nas redes sociais e aplicativos de compartilhamento de mensagens, no último sábado (19), mostram a dimensão da invasão.

Segundo Jean Ferreira, que é um biólogo da região, o inseto em questão é da família dos psilídeos, uma espécie de mini cigarra ovípara que se alimenta de folhas e brotos de plantações. O especialista afirmou que a possível causa da infestação é climática, já que o segundo semestre é a época de reprodução. Cada fêmea pode produzir de 600 a 800 ovos.

Chuvas associadas ao calor favorecem as brotações nas plantas e tornam o ambiente suscetível à alimentação e reprodução desses insetos. O que os faz se concentrar nessas regiões. A situação deu o que falar na cidade e muitos moradores tiveram que ficar com as portas fechadas e as luzes apagadas, já que a iluminação atrai essa espécie de inseto.

Veja o vídeo:

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário