terça-feira, 1 de novembro de 2022

Dia de Todos os Santos

Igreja Católica celebra a Festa de Todos os Santos em homenagem aos santos e mártires, conhecidos ou não

Dia de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em homenagem a todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.

A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos) no dia 1º de novembro, seguido pelo dia de Finados, 02 de novembro.

Ao longo do ano, todos os dias há a comemoração de um santo. Por exemplo, 04 de outubro é o Dia de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, mas há muitos santos que não são conhecidos.

Assim, o dia 1º de novembro serve para homenagear esses santos. Santos são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus.

Publicidade

O dia é celebrado também para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou.

A Enciclopédia Católica define o Dia de Todos os Santos como uma festa em “honra a todos os santos, conhecidos e desconhecidos”. No fim do segundo século, professos cristãos começaram a honrar os que haviam sido martirizados por causa da sua fé e, certos de que eles já estavam com Cristo no céu, oravam a eles para que intercedessem a seu favor. A comemoração regular começou quando, no ano de 609 ou 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão (o templo romano em honra a todos os deuses) a Maria e a todos os mártires. 

O Dia de Todos os Santos também é considerado o dia em que “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”

A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

A data é celebrada em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes.

Diferente de alguns países, no Brasil, o Dia de Todos os Santos não é feriado, mas sim o dia seguinte, dia 2 de novembro, que é celebrado o Dia de Finados.

A celebração da Festa de Todos os Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário