segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Homem é morto durante tiroteio em Paraisópolis

Polícia diz que tiroteio em Paraisópolis deixou um morto; agenda de Tarcísio de Freitas era próxima, mas em outro local

Homem com passagens por roubo foi baleado e morto na mesma rua, mas distante de onde estava o candidato do Republicanos ao Governo de São Paulo, segundo a polícia.

Candidato do Republicanos e equipe sentado no chão após tiros na comunidade  (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um homem foi morto durante o tiroteio que ocorreu em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17). Segundo a polícia, a vítima tinha duas passagens por roubo.

O tiroteio ocorreu no horário em que Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, visitava o Polo Universitário de Paraisópolis. 

Veja vídeo abaixo:

Ainda de acordo com a polícia, o homem foi baleado na mesma rua do Polo Universitário, mas em outro local, distante da sede.

Felipe Silva de Lima, 27 anos, chegou a ser levado para o Hospital Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Tarcísio estava no terceiro andar do prédio, cumprindo agenda de campanha, quando o tiroteio começou do lado de fora. Ele deixou o local cerca de 20 minutos depois, acompanhado de seguranças e escoltado até uma van.

A agenda de Tarcísio em Paraisópolis foi colocada de última hora no domingo (16), às 21h15. Antes disso, a agenda enviada à imprensa não previa visita à comunidade.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato derrotado nas eleições e que anunciou apoio a Tarcísio, afirmou que determinou investigação imediata do caso.

"Acabei de falar com Tarcísio de Freitas e ele e sua equipe estão bem. A polícia militar agiu rápido e garantiu a segurança de todos. Determinei a imediata investigação do ocorrido", disse em sua conta do Twitter.

Segundo a polícia, Felipe Silva de Lima, foi morto durante tiroteio em Paraisópolis, na Zona Sul de SP, na manhã desta segunda (17) — Foto: Reprodução/Polícia Civil

Policiais do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos) do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) foram para o local onde Tarcísio fazia campanha. Lá, apuraram, até agora, que pessoas ouviram rajadas de metralhadora a dois quarteirões do lugar onde o homem foi morto.

Segundo a polícia, não era o mesmo local onde o candidato estava. Em seguida, ainda de acordo com os policiais, se ouviu o tiro que atingiu o homem. Ele estava na mesma rua que Tarcísio.

Nas redes sociais, Tarcísio alegou ter sido atacado e disse que um suspeito foi baleado. A polícia, entretanto, não confirma as informações.

"Em primeiro lugar, estamos todos bem. Durante visita ao 1° Polo Universitário de Paraisópolis, fomos atacados por criminosos. Nossa equipe de segurança foi reforçada rapidamente com atuação brilhante da @PMESP. Um bandido foi baleado. Estamos apurando detalhes sobre a situação", disse ele em postagem no Twitter.

Wallace Rodrigues, fundador de uma escola em Paraisópolis, estava na inauguração e acredita que o tiroteio tenha sido a cerca de 200 metros de onde estava o candidato. Imagens aéreas mostram uma marca de sangue no chão nesse ponto.

"Não foi próximo a escola, foi cerca de 200 metros. Nesse momento, estávamos todos no 3º andar para fazer o discurso de agradecimento. Não acompanhamos, tanto que não teve nenhuma marca de tiro nos 200 metros até a escola, não tem buraco, nada", disse, ao G1.

Questionado sobre o episódio durante um evento com jornalistas em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que ainda é prematuro dizer se houve um ataque à equipe de Tarcísio.

"Recebi um telefonema do Tarcísio, algumas imagens também. Tudo é preliminar ainda, eu não quero me antecipar. Se foi uma ação contra a equipe dele, se foi uma ação isolada, se algum conflito já estava havendo por haver na região. Então seria prematuro eu falar sobre isso" , disse Bolsonaro.

O adversário de Tarcísio no segundo turno, Fernando Haddad (PT), disse que soube pelos jornalistas ao ser questionado sobre o tiroteio, e afirmou que "repudia qualquer tipo de violência".

Gilson Rodrigues, um dos líderes comunitários de Paraisópolis, disse que está na Bahia e que não tem detalhes do ocorrido. "Paraisópolis, como vocês sabem, é da paz, acolhe a todos, muito bem e tem tradição em receber a todos", disse.

Osvaldo Nico Gonçalves, delegado geral da Polícia Civil de São Paulo, disse que uma pessoa foi baleada e morta nesse tiroteio.

"Chegamos no local havia um baleado. Ninguém sabe quem deu o tiro. Outras pessoas tentavam resgatá-lo. Ele foi levado para o Hospital do Campo Limpo e morreu".

Viaturas do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos) do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) estão no local.

Tarcísio de Freitas deixa o local após troca de tiros na comunidade — Foto: Reprodução/TV Globo

ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário