quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Governador de Goiás declara apoio a Bolsonaro

Reeleito no primeiro turno para o Governo de Goiás, Ronaldo Caiado declara apoio ao presidente Jair Bolsonaro

Segundo sua assessoria, a previsão é que o governador vá a Brasília nesta quinta-feira para se encontrar com o presidente. Apoio foi firmado em reunião virtual com prefeitos e deputados.

Governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio da Alvorada, em Brasília - (Foto: Governo de Goiás/Divulgação)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), declarou, nesta quarta-feira (05), apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), para o segundo turno das eleições. A previsão, segundo a assessoria do Governo de Goiás, é que ele vá a Brasília, na quinta-feira (06), para se encontrar com Bolsonaro no Planalto.

O apoio foi declarado durante uma reunião virtual realizada com cerca de 230 prefeitos goianos e alguns deputados de sua base, com a intenção de agradecê-los após sua vitória nas eleições de 2022 em primeiro turno. Caiado foi reeleito no último domingo (02) com 51,81% dos votos, tendo sido o candidato ao Governo mais votado em 240 das 246 cidades goianas.

Ainda de acordo com a assessoria do Governo de Goiás, durante a reunião, o governador lembrou os presentes o fato de "sempre ter tido lado", se referindo ao histórico de apoio à direita.

A assessoria do governador ainda detalhou ao G1 que, durante a reunião, o governador fez uma espécie de "consulta" com os presentes para entender qual o posicionamento dos parlamentares de sua base, antes de declarar seu apoio; a maioria foi a favor de um apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (03), Caiado havia dito em entrevista à TV Anhanguera que seu apoio no segundo turno das eleições para presidente se tratava de uma decisão partidária. Por isso, aguardava uma reunião do União Brasil para tomar sua decisão.

"É uma decisão partidária, o partido deve se reunir hoje ou amanhã à noite para que delibere sobre essa situação. Seguiremos a decisão do partido", disse Caiado.
A expectativa é que alguns dos prefeitos que participaram da reunião com o governador, nesta quarta-feira, vão a Brasília na quinta para o encontro com Bolsonaro.

Relação de altos e baixos

Desde a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República, a relação de Ronaldo Caiado (UB) com ele teve altos e baixos. Recém eleito em 2018, o governador de Goiás o apoiou durante sua candidatura ao Governo Federal. A partir daí, teve uma boa relação com ele. Caiado, inclusive, foi um dos responsáveis pela indicação de Luiz Henrique Mandetta para o Ministério da Saúde.

No entanto, a relação entre o presidente da República e o governador de Goiás acabou estremecida durante a pandemia da Covid-19, quando Caiado criticou falas de Bolsonaro, que pregava o retorno à normalidade, e afirmou que só se comunicaria com ele por meio de comunicados oficiais.

Durante a pandemia, Caiado chegou a pedir que o presidente assumisse sua responsabilidade em relação ao cenário pandêmico da época.

"Fui aliado de primeira hora, durante todo tempo [de Bolsonaro], mas não posso admitir que venha agora um presidente da República lavar as mãos e responsabilizar outras pessoas por um colapso econômico ou pela falência de empregos que amanhã venha a acontecer. Não faz parte da postura de um governante", disse Caiado.

A relação entre ambos só voltou a ser apaziguada quando o Governo Federal incluiu Goiás no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), em dezembro de 2021. Na época, Ronaldo Caiado encontrou Bolsonaro no Palácio da Alvorada, em Brasília. O estado goiano foi o único a ter condições de aderir ao plano.

ClickPB - Por G1 Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário