quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Encontrado o maior peixe ósseo já registrado pela ciência

Portugueses encontram morto o maior peixe ósseo já registrado pela ciência; a descoberta foi publicada no início deste mês

O peixe-lua pesa 2.700 quilogramas. Em 1996, uma fêmea da mesma espécie foi encontrada no Japão com 2.300 quilogramas.

Um peixe-lua encontrado morto perto da ilha do Faial, em Portugal, em dezembro de 2021 é o maior peixe ósseo já registrado pela ciência - (Foto: Atlantic Naturalist/Reprodução)

Um peixe-lua, encontrado morto perto da ilha do Faial, em Portugal, em dezembro de 2021, é o maior peixe ósseo já registrado pela ciência: ele tem mais de 2.700 kg. O estudo que descreve o animal foi publicado no início deste mês.

Os peixes podem ser divididos em dois grandes grupos:

  • Os que têm cartilagem, como os tubarões e as arraias
  • Os que têm ossos, que são os peixes "tradicionais"

O maior peixe conhecido é do tipo cartilaginoso, o tubarão-baleia, que chega a passar de 30 toneladas. No entanto, os cientistas portugueses afirmam que, entre os ósseos, esse peixe-lua é o maior já registrado.

O biólogo português José Nuno Gomes-Pereira, da associação Atlantic Naturalist, afirma que esse peixe-lua encontrado em Portugal “não é um indivíduo anormal cujo tamanho extremo se deve a uma mutação genética”.

Essa espécie de fato pode chegar a ter esse tamanho e, segundo o biólogo, finalmente um grupo de cientistas conseguiu pesar e medir um deles.

“Há mais desses monstros por aí", disse o biólogo.

Gomes-Pereira é um dos autores de um estudo publicado no início deste mês no “Journal of Fish Biology” em que o peixão é descrito.

Segundo o “New York Times”, em 1996, no Japão, foi encontrada uma fêmea da mesma espécie que pesava cerca de 2.300 kg.

PB Agora - Por G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário