terça-feira, 13 de setembro de 2022

Paraibanos processam cantor João Gomes por plágio

Compositores paraibanos processam o cantor João Gomes por suposto plágio na música "Eu Tenho a Senha"

Segundo Judivan e Acrízio a melodia foi criada para a música que é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e foi gravada por Francis Lopes.

A canção "Eu Tenho a Senha" é o primeiro grande sucesso de João Gomes. Apenas no Spotify a canção lançada há dois anos chegou diversas vezes ao Top 10, com milhões de reproduções - (Foto: Reprodução/Instagram)

Dois compositores paraibanos iniciaram um processo contra o cantor e compositor João Gomes, por um suposto plágio na música 'Eu tenho a senha'. A música é considerada o primeiro hit de João, e segundo Judivan Macedo e Acrízio de França a melodia compõe a letra de "Volta seu Luiz", canção criada pelos paraibanos em 2012.

O caso ganhou repercussão após a imprensa do Ceará, onde vivem os compositores, abordar o processo, que ocorre sob sigilio judicial. Segundo Judivan e Acrízio a melodia foi criada para a música que é uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga e foi gravada por Francis Lopes, cantor do Piauí.

"Essa melodia compõe uma letra que criamos em 2012, no centenário de Luiz Gonzaga. A gente fez essa homenagem por ele ser o 'rei do baião'. A gente tem tudo documentado", disse Judivan em entrevista à imprensa do Ceará. Macedo revelou que a composição foi enviada para diversos artistas, como os conterrâneos Zé e Elba Ramalho, antes de ser 'acolhida' por Francis Lopes. 

Conforme apurou o ClickPB no banco de dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos  autorais das músicas aos autores e demais titulares, "Volta Seu Luiz tem registro de número 7045259. Segundo o site da União Brasileira de Compositores (UBC) tem Acrízio de França como Compositor, Francis Lopes como intérprete, Judvan Macêdo como compositor e 'STR' como autor. 

Após a publicização do caso, a música composta pelos paraibanos saltou de 27 mil para 32 mil visualizações, em dois dias. O conteúdo está disponível no Youtube há nove anos. Já a canção "Eu Tenho a Senha", tem na mesma plataforma 6,7 milhões de views na versão ao vivo, lançada há apenas 11 dias. 

Na plataforma 'Spotify', "Volta seu Luiz" foi lançada apenas em 2021, na voz do também paraibano Erivan Morais, como parte do EP "Enchendo a Cidade". 

Confira a música "Volta seu Luiz", de Judivan Macedo e Acrízio de França, cantada na voz de Francis Lopes (2012):

Confira a música "Eu tenho a senha", escrita e interpretada por João Gomes (2020):


ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário