segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Funeral da rainha Elizabeth II

Entenda horários e detalhes do funeral da rainha Elizabeth II, que acontece nesta segunda-feira, 19 de setembro

O funeral começou às 7h, no horário de Brasília, e reuniu cerca de 2.000 convidados; entre eles, líderes e diplomatas de quase todos os países.


Entenda horários e detalhes do funeral da rainha Elizabeth 2ª

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O enterro da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19), 11 dias depois de sua morte. O funeral começou às 7h, no horário de Brasília, e reuniu cerca de 2.000 convidados; entre eles, líderes e diplomatas de quase todos os países.

A cerimônia, porém, começou alguns minutos antes, quando a família real conduz um cortejo com o caixão de Elizabeth do Salão de Westminster até a abadia de mesmo nome, onde ocorreu o funeral. Esta é a primeira vez em que câmeras são permitidas na despedida de um chefe da monarquia britânica.

Veja os detalhes e a programação da cerimônia no horário de Brasília.

FUNERAL DA RAINHA ELIZABETH II

VELÓRIO, ÀS 7H

O transporte do caixão da rainha ficou a cargo da carruagem da Marinha Real, produzida há 123 anos e conduzida por 98 marinheiros. Às 6h40, o corpo da chefe da monarquia foi transportado para a Abadia de Westminster.

Os membros da família real fizeram o trajeto a pé: à frente, o rei Charles III, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward; atrás, os netos da rainha, como o príncipe William - a participação do príncipe Harry na procissão era incerta.

O caixão da rainha chegou à Abadia 13 minutos depois e encontrou os convidados já sentados em seus lugares. A cerimônia foi liderada pelo reverendo David Hoyle, e líderes religiosos e políticos foram responsáveis pelas leituras, incluindo a nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.

O funeral acabou às 8h, mas, cinco minutos, todo o Reino Unido fez dois minutos de silêncio em homenagem à rainha.

IDA AO ARCO DE WELLINGTON, ÀS 8H15

Após o funeral, membros da família real caminharam em direção ao Arco de Wellington, monumento projetado no século 19 para comemorar as vitórias do Reino Unido contra Napoleão Bonaparte.

Os sinos do Big Ben tocaram ao longo do trajeto. A cerimônia terminou com músicos tocando God Save The King, ou "Deus Salve o Rei" - a versão personalizada para Charles da frase que dá título ao hino nacional britânico e que se tornou uma espécie de slogan da monarquia.

Em seguida, a família real partiu para o Castelo de Windsor, a 33 quilômetros do arco.

SEPULTAMENTO, ÀS 12H

O caixão da rainha chegou ao Castelo de Windsor às 11h06. O rei Charles III e outros membros da família real voltaram a acompanhar o caixão a pé; desta vez, para a capela de St. George, nos arredores do castelo.

No local, o reverendo David Conner iniciou uma cerimônia reservada à realeza às 12h. Algumas das músicas tocadas durante o serviço religioso são de William Henry Harris, organista da capela entre 1933 e 1961 que foi professor de piano da rainha Elizabeth.

Ainda na cerimônia, um coral cantou "O Kontakion Russo dos Falecidos", que também foi cantado no funeral do marido da rainha, o príncipe Philip, no ano passado.

No final, o caixão da rainha é colocado no cofre real, enquanto um flautista toca um lamento. Para encerrar o culto, o arcebispo de Canterbury pronuncia a bênção e toda a congregação volta a cantar "Deus Salve o Rei".

Blog JURU EM DESTAQUE com Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário