quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Prefeita de Juru se coloca a disposição dos recenseadores

Solange Félix recebe em seu gabinete membros da equipe responsável pela coleta de dados do Censo Demográfico no município de Juru

Na manhã da última segunda-feira, 1º de agosto, membros da equipe que fará a coleta domiciliar de dados do Censo Demográfico 2022 no município de Juru, no Sertão da Paraíba, foram recebidos pela prefeita Solange Félix em seu gabinete.

Na visita feita a prefeita, estiveram acompanhados do coordenador de sub área, Benilton Diniz, a recenseadora, Iarlla Granjeiro da Silva e o agente censitário municipal (ACM) Wellington Eufrásio Pires.

Na ocasião, após uma amostragem de como será feita a coleta de dados, a gestora juruense se colocou a disposição dos aprovados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realização do recenseamento no município.

O Censo é realizado pelo IBGE desde 1940 e acontece a cada dez anos. A pesquisa é nacional e, com base nesse cronograma, deveria ter sido feita em 2020, porém, naquele ano foi adiada em razão da pandemia de Covid-19 e, em 2021, sofreu novo adiamento por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária. 

A coleta domiciliar de dados está prevista para durar três meses, até o dia 31 de outubro. Os primeiros resultados deverão ser divulgados pelo IBGE em dezembro deste ano.

Os recenseadores começaram a visitar desde a última segunda-feira, 01, todas as residências devidamente identificados com itens personalizados: boné, colete, mochila, crachá com foto e carregarão um dispositivo móvel azul (semelhante a um celular) para o registro de todas as informações coletadas.

Nas casas, os recenseadores farão entrevista com as famílias, com o objetivo de conhecer a realidade da localidade, como: características dos domicílios, trabalho e rendimento, identificação étnico-racial, núcleo familiar, educação e mortalidade, para a elaboração, por exemplo, de políticas públicas.

Para realização do Censo no município de Juru, foram aprovados pelo IBGE os seguintes recenseadores: supervisor Wellington Eufrásio Pires (ACM), Marcos Batista de Morais, Iarlla Granjeiro da Silva, Rita de Cássia Alves da Silva, Jayane Ramos de Oliveira, Fernanda Ramos da Silva, Cleide Tainar Alves C. Silva, Dayane Henrique Lúcio e Maria Rita Estevam Nunes.

Ascom - PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário