terça-feira, 2 de agosto de 2022

Líder do Al-Qaeda morre em operação dos Estados Unidos

Estados Unidos anunciam morte de líder do grupo extremista Al-Qaeda em operação no Afeganistão

Zawahiri ajudou a coordenar os ataques de 11 de Setembro. Este é o maior golpe para a Al-Qaeda desde que o fundador, Osama bin Laden, foi morto, em 2011


EUA anunciam morte de líder da Al-Qaeda em operação no Afeganistão

Os Estados Unidos anunciaram, esta segunda-feira (1º), que realizaram uma "operação de contraterrorismo bem-sucedida" contra um alvo “significativo” da Al-Qaeda, no Afeganistão. Segundo confirmaram as autoridades norte-americanas à Reuters, mataram Ayman al-Zawahiri, líder do grupo extremista.

Segundo a mesma fonte, Ayman al-Zawahiri, um dos terroristas mais procurados do mundo, morreu em um ataque com um drone da Agência Central de Inteligência (CIA), em Cabul, capital do Afeganistão, no domingo.

"No fim de semana, os Estados Unidos conduziram uma operação de contraterrorismo contra um alvo significativo da Al Qaeda no Afeganistão", disse um alto funcionário do governo norte-americano, citado pela agência noticiosa.

"A operação foi bem sucedida e não houve vítimas civis", acrescentou.

Sublinhe-se que este é o maior golpe para o grupo desde que o fundador, Osama bin Laden, foi morto, em 2011. 

O porta-voz dos Talibã, Taleban Zabihullah Mujahid, confirmou este ataque em comunicado, condenando-o e considerado ser uma violação dos "princípios internacionais". Tal como destaca a Reuters, o ataque sugere também que al-Zawahiri poderia estar recebendo refúgio dos Talibã após a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, em agosto de 2021.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá falar em breve sobre esta operação.

Destaca-se que o egípcio al-Zawahiri assumiu o comando da Al-Qaeda após a morte de Osama bin Laden, que foi assassinado numa operação dos Estados Unidos em Abbotabad (Paquistão).

Médico cirurgião, Zawahiri ajudou também a coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001.

Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário