sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa

Conhecida também como Santa Maria Maior, Nossa Senhora das Neves é considerada a padroeira da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba 

aniversario de joao pessoa pag.capa cad.extra francisco franca 320229 - Confira o que abre e o que fecha em João Pessoa, no aniversário da cidade

O Dia de Nossa Senhora das Neves é celebrado em 05 de agosto. Nossa Senhora das Neves (conhecida também como Santa Maria Maior) é uma das várias invocações pela qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Esta data homenageia a figura santa que é considerada a padroeira da cidade de João Pessoa e de Ribeirão das Neves, além de também ser a protetora de todos os alpinistas.

Por ser a padroeira da capital da Paraíba, o dia 05 de agosto é considerado feriado estadual no estado, de acordo com a Lei Estadual 3.489/1967.

História

A história de Nossa Senhora das Neves teria ocorrido em 352, quando um casal de romanos, idosos e muito ricos, pediram a Nossa Senhora que lhes orientasse sobre o que deveriam fazer com suas posses, pois não tinham filhos.

Através de um sonho, Nossa Senhora teria pedido para que construíssem uma basílica na colina de Roma, e que esta apareceria coberta de neve no dia seguinte. Assim o casal fez e aconteceu. Nevou em pleno verão em cima da edificação da basílica que haviam feito.

Vários pintores imortalizaram esta cena, como o espanhol Bartolomé Murillo, no quadro "O Sonho do Patrício":

Nossa Senhora das Neves

Esta aparição teria ocorrido na madrugada entre os dias 04 e 05 de agosto de 352 e, desde então, esta data é celebrada pelos cristãos em memória deste episódio milagroso.

Tempos depois, o Papa Libério teria recebido a mesma aparição em sonhos, mandando construir um templo enorme em honra a Nossa Senhora das Neves no local. Esta Basílica passaria a ser conhecida como Basílica de Santa Maria Maior, por ser a maior e a primeira de todas as igrejas de Roma.

https://www.calendarr.com › brasil › dia-de-nossa-senh...

Nenhum comentário:

Postar um comentário