sábado, 30 de julho de 2022

Eleição para governador

PESQUISAS NO BRASIL: Dos 19 governadores que tentarão a reeleição, 17 lideram suas pesquisas – VEJA NÚMEROS

WhatsApp Image 2022 07 28 at 14.16.37 - PESQUISAS NO BRASIL: Dos 19 governadores que tentarão a reeleição, 17 lideram suas pesquisas - VEJA NÚMEROS

Dos atuais 27 governadores no Brasil, 19 tentarão a reeleição nas eleições deste ano. O dado é do site Polêmica Paraíba, após realizar um levantamento com as pesquisas eleitorais publicadas mais recentemente até o fechamento desta matéria (nesta sexta-feira 29).

Desses 19, 17 aparecem em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais estimuladas, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao entrevistado. Um deles aparece em segundo lugar nas pesquisas e outro em terceiro. Ainda, há um pré-candidato a reeleição empatado com outro.

São oito estados onde não haverá tentativa de reeleição pelo atual chefe do executivo: Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Amapá e Rio Grande do Sul.

Confira a seguir qual é a situação de cada uma das 27 Unidades da Federação no que diz respeito aos seus pré-candidatos a governador. Os estados estão separados por região, estas elencadas em ordem alfabética:

Centro Oeste

Distrito Federal: O atual governador Ibaneis Rocha (MDB) irá disputar a reeleição. Na última pesquisa eleitoral (DF-02081/2022), ele obteve 35% dos votos. O segundo lugar é José Antonio Reguffe (União), com 21% dos votos.

Goiás: O atual governador Ronaldo Caiado (União) também irá disputar a reeleição. Na última pesquisa eleitoral (GO-08274/2022), Caiado somou 37% dos votos. O segundo lugar é Marconi Perillo (PSDB) 20% dos votos.

Mato Grosso: O atual governador Mauro Mendes (União) também irá disputar a reeleição. Ele obteve 43,3% dos votos na última pesquisa eleitoral publicada (MT-02404/2022). O segundo lugar é Maria Lúcia (PCdoB), com 7,3% dos votos.

Mato Grosso do Sul: O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) exerce o seu segundo mandato. 

Nordeste

Alagoas: O atual governador Paulo Dantas (MDB), que exerce mandato tampão desde meados de março após o então governador e vice-governador renunciarem ao cargo para disputarem as eleições deste ano, lidera a mais recente pesquisa eleitoral (AL-02634/2022). Ele soma 33% das intenções de voto, contra 14% de Rodrigo Cunha (União), em segundo lugar.

Bahia: O governador Rui Costa (PT) exerce o seu segundo mandato.

Ceará: A governadora Izolda Cela (PDT) assumiu neste ano o governo do estado após o então governador Camilo Santana (PT) renunciar para ocupar uma vaga no Senado. Izolda se colocou pré-candidata pelo partido, mas em convenção, a legenda optou por Roberto Cláudio para disputar o cargo de governador.

Maranhão: O então vice Carlos Brandão (PSB) também assumiu a gestão estadual após o então governador Flávio Dino (PSB) renunciar ao cargo para disputar as eleições deste ano. Na pesquisa mais recente (MA-08398/2022), Carlos lidera a corrida para o governo do estado, com 34,8% das intenções de voto, seguido do senador Weverton Rocha (PDT), com 23,6%.

Paraíba: O atual governador João Azevêdo (PSB) lidera o mais recente levantamento (PB-08632/2022) com 26% as intenções de voto, contra 18% de Pedro Cunha Lima (PSDB), em segundo.

Pernambuco: O governador Paulo Câmara (PSB) exerce o seu segundo mandato.

Piauí: O governador Wellington Dias (PT) exercia o seu segundo mandato e transmitiu o cargo para Regina Sousa (PT), que não pretende disputar um novo mandato.

Rio Grande do Norte: A atual governadora Fátima Bezerra (PT) irá tentar a reeleição neste ano. Na última pesquisa divulgada (RN-03014/2022), Fátima alcançou 38,1% das intenções de voto. O segundo, Styvenson Valentim (Podemos), tem 11,7%.

Sergipe: O governador Belivaldo Chagas (PSD) exerce o seu segundo mandato. 

Norte

Acre: O atual governador Gladson Cameli (PP) tem larga vantagem na sua tentativa de reeleição. Ele possui 41% das intenções de votos, contra 17% de Mara Rocha (MDB), segundo a última pesquisa eleitoral divulgada no estado (AC-04884/2022).

Amapá: O atual governador Waldir Góes (PDT) já exerce seu segundo mandato seguido.

Amazonas: Wilson Lima (União), atual governador do estado, tentará a reeleição em outubro. Na pesquisa mais recente divulgada (AM-02872/2022), tanto Lima como o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) estão empatados, com 28% das intenções de votos cada.

Pará: No Pará, o atual governador Helder Barbalho (MDB) irá tentar disputar a reeleição, e pela pesquisa eleitoral mais recente (PA-02344/2022), ele tem grandes chances de ser reeleito ainda em primeiro turno. Barbalho detém 62% das intenções de voto, com o segundo lugar, Zequinha Marinho (PL), com 10%.

Rondônia: O atual governador Marcos Rocha (União) também tentará a reeleição. A última pesquisa (RO-00114/2022) mostra Marcos liderando a corrida eleitoral com 32% das intenções de voto, seguido de Marcos Rogério (PL), com 18%.

Contudo, oito dias depois da divulgação, o resultado foi suspenso pelo juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO).

Roraima: Antonio Denarium (PP), atual governador, disputará a reeleição em dezembro. Porém, segundo a última pesquisa eleitoral realizada no estado (RR-04257/2022), ele aparece sem segundo lugar, com 36% das intenções de votos. Quem lidera o levantamento é a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), com 47%.

Tocantins: Em Tocantins, o atual governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lidera a corrida eleitoral (TO-09568/2022), com 29% das intenções de votos. O segundo é Ronaldo Dimas (PL), com 21%. 

Sudeste

Espírito Santo: O atual governador Renato Casagrande (PSB) é mais um que deve disputar a reeleição. Ele lidera a pesquisa mais recente (ES-01975/2022), com 44% das intenções de voto, contra 12% de Manato (PL).

Minas Gerais: Romeu Zema (Novo) vai tentar a reeleição neste ano. A última pesquisa eleitoral divulgada (MG-08733/2022) mostra que Zema tem 48,3% das intenções de voto, contra 23,2% de Alexandre Kalil (PSD).

Rio de Janeiro: O governador Cláudio Castro (PL) também disputa a reeleição. Na última pesquisa divulgada (RJ-07420/2022), ele apareceu em primeiro lugar com 30% das intenções de voto, contra 24% de Marcelo Freixo (PSB).

São Paulo: Rodrigo Garcia (PSDB) é outro que irá disputar a reeleição neste ano. No entanto, quem lidera é Fernando Haddad (PT), com 41,3% das intenções de votos. Em segundo aparece Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 17,9%. O atual governador Rodrigo Garcia está apenas em terceiro, com 13,1%. 

Sul

Paraná: O atual governador Ratinho Júnior (PSD) lidera a corrida eleitoral no Paraná, com chances de eleição em primeiro turno. Segundo o último levantamento (PR-00352/2022), Ratinho tem 51% das intenções de votos, contra 25% de Roberto Requião (PT).

Rio Grande do Sul: No Rio Grande do Sul, o atual governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) não deverá ser candidato à reeleição. Ele assumiu o cargo após o então mandatário, Eduardo Leite (PSDB), se descompatibilizar do cargo, pois pleiteava disputar a presidência da República. Sem conseguir viabilizar essa pretensão, Leite então anunciou que irá disputar novamente o cargo de governador do Estado. Até então, Ranolfo era o pré-candidato do partido ao cargo, mas com a volta de Leite, ele não poderá concorrer à reeleição.

Santa Catarina: O atual governador Carlos Moisés (Republicanos) irá disputar a reeleição. Ele lidera o levantamento mais recente publicado (SC-06333/2022) com 25,4% das intenções de voto, contra 15,5% de Jorginho (PL).

Polêmica Paraíba - Publicado por: Bruno Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário