sexta-feira, 10 de junho de 2022

O Maior São João do Mundo volta a ser realizado, na Paraíba

O Brasil volta a se encontrar em Campina Grande, na Paraíba, n’O Maior São João do Mundo

Público em torno de dois milhões de visitantes está sendo aguardado durante os 31 dias do evento, que será realizado de 10 de junho a 10 de julho


unnamed 2 5 - O Brasil volta a se encontrar em Campina Grande, n’O Maior São João do Mundo

Após uma pausa de dois anos, por causa da pandemia do novo coronavírus, O Maior São João do Mundo volta a ser realizado de forma presencial em 2022, com expectativa de reunir mais de dois milhões de pessoas, nos 31 dias de festa. De 10 de junho a 10 de julho, o Brasil se encontra no Parque do Povo, em Campina Grande, para uma maratona de mais de 1.000 horas de forró,  com cerca de 500 atrações entre cantores, bandas, trios de forró, grupos folclóricos e quadrilhas juninas. A festa acontece ainda nos distritos de Galante e São José da Mata, casas de shows, bares e restaurantes em toda a cidade.

A programação, entre outros, inclui nomes como Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Santana, Aduílio Mendes, Ton Oliveira, Felipe Araújo, Biliu de Campina, Gustavo Mioto, Luan Estilizado e, claro, a rainha Elba Ramalho, que segue a tradição de animar a noite de 23 de junho, véspera de São João. A abertura ficará por conta de Xand Avião, Flávio José, Nonato Neto e João Lacerda.Já no primeiro final de semana, o evento repete uma tradição de mais de 30 anos: o Casamento Coletivo que, este ano, unirá 100 casais, sob as bênçãos de Santo Antônio. A cerimônia de caráter civil, acontecerá na noite de 12 de junho, na Pirâmide do Parque do Povo.

A edição 2022 d’O Maior São João do Mundo presta homenagem a um dos maiores ícones da música regional nordestina e um dos maiores divulgadores de Campina Grande. O palco da Arena de Shows foi batizado de Palco Genival Lacerda, também conhecido como seu Vavá e senador do rojão, e que nos deixou em 2021, por sequelas da Covid-19.

Campinense de nascimento e intérprete de sucessos como Severina Xique Xique; Radinho de Pilha (Ela Deu o Rádio); Galeguim dos Zói Azu; Caldinho de Mocotó; Rock do Jegue, entre outras, o cantor e compositor Genival Lacerda gravou mais de 70 discos, entre LPs e CDs, ao longo de 65 anos de carreira. Em 2020, dias após se recuperar de um AVC, ele se apresentou na live d’O Maior São João do Mundo, quando também foi homenageado pela Medow Entretenimento e Cultura, empresa organizadora do evento.

Estrutura

Registrado no calendário de eventos da Embratur como uma das maiores festas populares do Brasil, O Maior São João do Mundo concentra sua programação no Parque do Povo, uma área de 42,5 mil metros quadrados, localizada no Centro da cidade.

Para receber os forrozeiros, não só de Campina Grande, mas de todo o Brasil, a estrutura da festa inclui cinco palcos, camarotes, duas ilhas de forró, área para apresentações de quadrilhas, cidade cenográfica com réplica da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, do Cassino El Dorado e do Cine Capitólio, barracas, restaurantes, bares, quiosques e uma fogueira cenográfica com 20 metros de altura.

O Parque do Povo conta ainda com a Pirâmide, uma espécie de templo sagrado do forró, onde todas as noites se apresentam quadrilhas juninas e trios de forró. A programação, no entanto, acontece ainda nos distritos de Galante e São José da Mata, além dos eventos privados realizados na Vila Sítio São João, Spazzio, Vila forró, Casa de Cumpade, Soul João, nos bares e restaurantes.

Publicado por: Adriany Santos - Publicado por: Adriany Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário