quinta-feira, 26 de maio de 2022

Quase 800 acidentes com escorpiões são registrados em João Pessoa em quatro meses

João Pessoa, capital da Paraíba, registra 789 acidentes com escorpiões nos primeiros quatro meses de 2022

escorpião - João Pessoa registra 789 acidentes com escorpiões em quatro meses

João Pessoa registrou 789 acidentes com escorpiões nos primeiros meses de 2022. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é preciso estar atento pois é comum que escorpiões busquem abrigo em residências em períodos de chuvas, como nos últimos dias.

Para evitar a presença desses animais nas residências, é necessário manter os ambientes como quintais sempre limpos, sem metralhas, tijolos, telhas e acúmulo de lixo. “Este período de chuvas é muito propenso para o ‘aparecimento’ de escorpiões’. Eles costumam sair dos esgotos e entulhos para dentro de casa, pois preferem ambientes mais quentes”, explicou a gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Pollyana Dantas.

Outras medidas importantes são: olhar dentro dos sapatos antes de calçá-los, pois o escorpião pode estar alojado; ter atenção ao manusear roupas de cama; evitar que cortinas encostem no chão; vedar ralos e portas; além de manter a casa sempre limpa.

Sintomas – Os principais sintomas de quando se é picado por um escorpião são: muita dor no local da picada, inchaço e vermelhidão. Os sintomas raramente evoluem para uma situação mais grave, porém dependendo do grau de alergia e imunidade, algumas pessoas podem ter esses sintomas agravados.

Atendimento – Ao ser picado por um escorpião, a pessoa deve procurar imediatamente o Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox). Porém a Vigilância Ambiental orienta para, se possível, não matar o animal e recolhê-lo com um recipiente para levar também ao Ceatox.

O serviço fica localizado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fonte: T5 - Publicado por: Larissa Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário