sexta-feira, 27 de maio de 2022

Prefeita de Juru faz homenagem ao Dia do Trabalhador Rural

Lembrando ser filha e esposa de agricultores, prefeita Solange Félix parabeniza os trabalhadores rurais juruenses pelo seu dia

Instituído pela Lei nº 4.338, de 1º de de junho de 1964, o Dia do Trabalhador Rural é comemorado anualmente no dia 25 de maio, como forma de homenagear todas as pessoa que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e etc.

No dia 25 de maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte do deputado se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria. 

Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores. 

Trabalho Rural no Brasil

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 15 milhões de pessoas exercessem atividades ligadas ao campo. Essas ocupações estão em declínio com a mecanização, os baixos salários e a falta de oportunidades no setor.

No entanto, sua atividade é fundamental para que tenhamos alimentos de qualidade para comer.

Por isso, respeitar o trabalhador do campo como um profissional que merece todos os direitos é dever da sociedade e do governo brasileiro. 

Nesse sentido, na última quarta-feira, 25, a prefeita de Juru, no Sertão da Paraíba, homenageou todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Juru, lembrando a importância deles para o município.

"Como filha e esposa de agricultores, eu não poderia deixar de prestar minha homenagem aos homens do campo, pois são eles que plantam e colhem os alimentos que alimentam os filhos e filhas juruenses", frisou a gestora. 

"Se existe o 'colher' é porque seu suor e dedicação frutificaram", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário