terça-feira, 3 de maio de 2022

Prazo final para quitar pendências com a Justiça Eleitoral

Quase meio milhão de eleitores estão com os títulos cancelados na Paraíba; prazo para quitar pendência se encerra nesta quarta-feira (04)

2ebe7060 1e34 4bc5 b9ec 48a8940f1f9f - ALERTA: quase meio milhão de eleitores estão com os títulos cancelados na Paraíba; prazo para quitar pendência se encerra nesta quarta

A um dia do prazo final para quitar pendências com a Justiça Eleitoral, quase meio milhão de eleitores estão com os títulos cancelados no estado. De acordo com a legislação, este ano quem pretende votar tem até esta quarta-feira (4) para se alistar ou regularizar a situação.

O TRE-PB detalhou que, neste ano, o estado tem 3.042.950 milhões de paraibanos aptos a votarem. Entre os dias 31 de janeiro e 29 de abril, 3.315 mil jovens com 16 anos incompletos, emitiram o documento e poderão votar já nas eleições de outubro.

Para quem tem 16 anos, foram 19.825 mil títulos eleitorais emitidos no mesmo período. Com 17 anos, somam-se 47.324 novos votantes.

Jovens com 15 anos que completam 16 até o dia do primeiro turno das eleições, podem solicitar a emissão do documento, mas obrigatoriedade só existe para quem tem acima de 18 anos.

Como solicitar o título eleitoral

A emissão do título pode ser feita pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de tirar a primeira via do título, quem já tem o documento também pode fazer outros serviços, como regularizar a situação eleitoral e mudar a zona eleitoral.

Para tirar a primeira via, após informar a Unidade Federativa em que reside, você será informado sobre os documentos necessários (selfie segurando um documento de identificação; comprovante de residência atualizado; e certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos).

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, selecione a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento. Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem, antes de tudo, conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, neste link. Em seguida, no sistema Título Net, insira as informações e os documentos solicitados e acompanhe o requerimento.

Outra forma prática de consultar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral é o aplicativo e-Título. A ferramenta também é utilizada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

Fonte: Polêmica Paraíba com Paraíba.com - Publicado por: Suedna Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário