domingo, 29 de maio de 2022

Morre o ex-senador Ivandro Cunha Lima

Ex-senador Ivandro Cunha Lima morre na manhã de sábado (28) em Campina Grande, na Paraíba, aos 92 anos de idade

O ex-senador Ivandro Cunha Lima morreu na manhã desse sábado (28). O político estava em casa e faleceu na presença de familiares. O corpo de Ivandro foi velado no Cemitério Parque Campos Santos da Paz, em Campina Grande. O sepultamento aconteceu às 17h de ontem.

A morte de Ivandro foi confirmada ao Portal MaisPB pelo também ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Há um mês, a família se despediu de Ivandro Cunha Lima Filho em decorrência de complicações da Covid-19.

Ivandro Cunha Lima era avô do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), de quem nutria uma grande admiração.

Ex-senador Ivandro Cunha Lima ao lado do neto, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima

Em publicação nas redes sociais, o governador João Azevêdo (PSB) lamentou a morte de Ivandro e decretou luto oficial de três dias na Paraíba.

“A Paraíba perde um grande homem, que deixa um legado construído ao longo dos seus 92 anos”, disse Azevêdo.

Biografia

Ivandro começou atuando na política estudantil, tendo sido presidente do Centro Estudantil Campinense. Em 1974 foi eleito suplente de senador juntamente com Rui Carneiro, assumindo o mandato em 1977 por decorrência da morte do titular.

Em 1978, com a entrada dos Senadores Biônicos no Senado Federal, Ivandro chegou a ser eleito 4º Secretário da Casa, declinando à indicação por reverência aos planos traçados pelo MDB, que foi contra a participação dos biônicos na Mesa Diretora do referente biênio.

Em 1982, quando terminou seu mandato de Senador, Ivandro iniciou sua campanha para a Câmara Federal, desistindo durante a campanha por motivos de saúde.

Em 1994, Ivandro é candidato a reeleição pelo PMDB, elegendo-se, desta vez com 53.747 votos ou 5,62%.

Ivandro Cunha Lima (centro), acompanhando do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e do hoje prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena

No ano de 1998, após desentendimentos dentro do partido – leia-se PMDB Ivandro decide deixar os palanques, como candidato, porém figurando até hoje como uma das peças chave do grupo Cunha Lima.

Apesar das divergências políticas e partidárias, Ivandro Cunha Lima mantinha uma relação próxima ao ex-senador José Maranhão

Três anos após deixar o Congresso Nacional, Ivandro é homenageado pelo Senado com a inauguração do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima, no dia 13 de março de 2001.

Em 2002, seu sobrinho Cássio Cunha Lima é eleito Governador da Paraíba, assim, Ivandro recebe convite e retorna ao Gabinete Civil do Governador, permanecendo por mais de 3 anos.

Em 2010 é eleito 2º suplente de senador através de seu sobrinho Cássio Cunha Lima, com mais de 1 milhão de votos.

Blog JURU EM DESTAQUE com MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário