quarta-feira, 18 de maio de 2022

'Mamãe Falei' falou demais e perdeu o mandato de deputado

Por decisão unânime, Assembleia Legislativa de São Paulo cassa mandato de Arthur do Val, que perde direitos políticos por oito anos

Arthur do Val 300x210 - Decisão unânime: Alesp cassa mandato de Arthur do Val, que perde direitos políticos por oito anos

Foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta terça-feira (17) a cassação do mandato do ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) por ter feito insinuações sexistas contra mulheres ucranianas.

Apesar de Arthur ter renunciado ao cargo, ele perderá os direitos políticos por oito anos, segundo a Lei da Ficha Limpa. Ele é o primeiro parlamentar cassado em 23 anos em São Paulo.

Foram 73 deputados que participaram da sessão e todos eles disseram “sim” à cassação. Para ter o mandato cassado, era preciso 48 votos entre os 94 deputados estaduais da Alesp. A aprovação ocorreu em sessão muito curta para os padrões do Poder Legislativo paulista.

Áudios vazados

O processo pedindo a cassação de Arthur do Val foi aprovado no Conselho de Ética da Alesp no último dia 12 de abril. Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP), que viu quebra de decoro parlamentar no deputado após a divulgação de áudios machistas sobre refugiadas ucranianas, vazados no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país.

O que dizem os áudios?

Nos áudios, que circularam nas redes sociais e teriam sido enviados para um grupo de amigos do parlamentar, há declarações machistas e misóginas. “São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, diz o áudio.

Fonte: Polêmica Paraíba com G1 -  - Publicado por: Felipe Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário