sexta-feira, 13 de maio de 2022

Dia de Nossa Senhora de Fátima

Comemorado em 13 de maio, no Dia de Nossa Senhora de Fátima os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos 

comshalom

O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - que ocorreu na cidade de Fátima, em Portugal, no ano de 1917.

História de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora é Maria, mãe de Jesus. O termo Fátima faz referência à cidade de Fátima, local onde ocorreu a aparição, que fica a 130 km de Lisboa, capital de Portugal.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima se repetiriam no dia 13 de cada mês até outubro. Durante esses encontros, as crianças rezavam o rosário e recebiam revelações de Nossa Senhora.

À medida que as crianças recebiam as visitas de Nossa Senhora, a notícia se espalhava e cada vez mais atraíam peregrinos ao lugar.

Nossa Senhora de Fátima também é conhecida como a "Santa dos Segredos", pois também teriam sido revelados três segredos aos pastorinhos.

Os dois primeiros se referiam à Primeira Guerra Mundial e à Rússia, que acabava de adotar o socialismo como regime de governo.

O terceiro, que deu origem a diversas especulações, fazia menção a um atentado que um pontífice sofreria. Acredita-se que a tentativa de assassinato do Papa João Paulo II, em 1981, tenha relação com este segredo.

aparições de Fátima

Em 13 de outubro de 1917, na Cova da Iria, em Portugal, milhares de pessoas teriam presenciado o "Milagre do Sol", onde o astro teria dado voltas no céu.

Francisco e Jacinta morreriam jovens, mas Lúcia ingressou na Ordem das Carmelitas Descalças e viveu até a idade de 97 anos. Francisco e Jacinta seriam canonizados pelo Papa Francisco, em 13 de maio de 2017, ano do centenário das aparições.

Nossa Senhora de Fátima no Brasil

Trazida pelos imigrantes portugueses, a devoção a Virgem de Fátima rapidamente se tornou uma das devoções marianas mais populares no Brasil.

Os fiéis costumam organizar novenas ou trezenas em honra deste título de Nossa Senhora e, apesar de não ser dia santo de guarda, muitos fiéis vão à missa neste dia.

Há várias paróquias e capelas que tem Nossa Senhora de Fátima como padroeira. É comum encontrar a sua imagem nas igrejas brasileiras, o que faz com que Nossa Senhora de Fátima seja tão popular como Nossa Senhora Aparecida.

Em 2008, em Fortaleza, capital do Ceará, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja autoria é de Franciner Macário Diniz.

Em 2011, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, foi construída uma réplica da Capelinha das Aparições que se encontra no Santuário de Fátima, em Portugal. 

Calendarr Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário