quarta-feira, 13 de abril de 2022

Estupro virtual

Jovem de 27 anos de idade é preso pela Polícia Civil do Ceará por extorquir 400 vítimas com supostos nudes

imagem 2022 04 12 215432973 - Estupro virtual: Jovem é preso por extorquir 400 vítimas com supostos nudes

Foto: Reprodução

Um técnico de informática de 27 anos foi preso pela Polícia Civil do Ceará após usar aparelhos de celulares de clientes para criar contas falsas e tentar extorquir mulheres alegando ter fotos íntimas delas. As informações foram detalhadas pela polícia na tarde desta terça-feira, 12, em uma coletiva de imprensa.

A estimativa é de que cerca de 400 mulheres tenham sido chantageadas por Matheus Fernandes Alves, preso na última sexta-feira (08). Uma das vítimas fazia transferências mensais de R$ 200 para o suspeito há mais de um ano.

De acordo com o delegado geral adjunto da PC-CE, Márcio Gutiérrez, a polícia começou a investigar o caso em 2020, quando uma mulher na cidade de Quixadá, no interior do estado, abriu um Boletim de Ocorrência informando que um desconhecido a abordou no Instagram falando que tinha fotos íntimas dela.

“Ele disse que se ela não pagasse, ele ia divulgar essa foto e marcar o nome dela em todas as redes sociais”, afirmou o delegado responsável pela investigação, Marcos Renato, em coletiva de imprensa. Segundo ele, o suspeito dizia que tinha “hackeado” a conta das vítimas a pedido de terceiros e tentava persuadi-las a mandar fotos íntimas para poder continuar as extorsões.

“Ele dizia que poderia deixar para lá se ela se despisse para ele para poder saciar o desejo sexual dele. Só que na verdade, o que se verificou posteriormente foi que, assim que ele conseguisse esse vídeo, ele começava a chantagear”, afirmou. No caso de Quixadá, a mulher não cedeu à abordagem do homem e procurou a polícia.

As investigações chegaram até o suspeito depois de diligências que envolveram buscas em grupos de WhatsApp e análises de IPs dos aparelhos que abordavam as vítimas. Além de usar os números de telefone dos próprios parentes para aplicar os golpes, ele tinha um programa de computador para disparar mensagens em massa para as mulheres. Vítimas foram encontradas em pelo menos três cidades do Ceará: Quixadá, Pacatuba e Fortaleza.

A polícia acredita que mais vítimas, inclusive de outras cidades, possam aparecer após a prisão dele.

Segundo a polícia, quando foi preso, o suspeito negou o caso e disse que “preferia morrer do que passar as senhas dele”, só colaborando após perceber que “não havia saída” para a prisão.

Ele teria premeditado os golpes desde 2014, quando fez um boletim de ocorrência afirmando que uma conta com o nome dele fora criada para pedir fotos nuas de mulheres nas redes sociais.

Entre os crimes pelos quais o homem pode responder estão extorsão, uso de identidade falsa, estupro virtual e uma possível lavagem de dinheiro.

Fonte: UOL - Publicado por: Gerlane Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário