quarta-feira, 23 de março de 2022

Mais de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada

Campina Grande, na Paraíba, está entre as 20 cidades do país com o melhor saneamento básico do país

Um estudo do Instituto Trata Brasil divulgado nesta terça-feira (22) aponta que mais de 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água tratada e que 100 milhões não têm coleta de esgoto, em todo o país.

Além disso verificou-se que apenas 50% do esgoto é tratado no Brasil.

Algumas cidades brasileiras mereceram destaque, positivos e negativos no ranking. Na Paraíba o destaque positivo ficou por conta de Campina Grande, onde os números demonstram que, entre as 100 maiores cidades do país onde o estudo foi aplicado, a cidade ficou na 16ª posição do ranking que elencou os 20 municípios com o melhor saneamento básico.

Confira:

1- Santos (SP)
2- Uberlândia (MG)
3- São José dos Pinhais (PR)
4- São Paulo (SP)
5- Franca (SP)
6- Limeira (SP)
7- Piracicaba (SP)
8- Cascavel (PR)
9- São José do Rio Preto (SP)
10- Maringá (PR)
11- Ponta Grossa (PR)
12- Curitiba (PR)
13- Vitória da Conquista (BA)
14- Suzano (SP)
15- Brasília (DF)
16- Campina Grande (PB)
17- Taubaté (SP)
18- Londrina (PR)
19- Goiânia (GO)
20- Montes Claros (MG)

O mesmo ranking aponta que João Pessoa ocupa a 36ª posição entre as cidades mais bem avaliadas no quesito saneamento básico.

Vale ressaltar ainda que a Paraíba ficou de fora do ranking das 20 cidades com pior saneamento, não possuindo nenhum município entre os destacados.

O estudo ainda apontou que as cidades mais bem pontuadas são aquelas que investem mais na área, enquanto que as cidades com o pior desempenham seguem empenhando poucos recursos para o setor de saneamento, o que faz com que as melhores cidades sigam melhorando e permanecendo no grupo das melhores, enquanto as piores seguem sempre nas últimas posições.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário