quinta-feira, 10 de março de 2022

Ex-governador da Paraíba tem embargos rejeitados pelo TCE-PB

Tribunal de Contas da Paraíba rejeita embargos do ex-governador Ricardo Coutinho e julga irregulares às contas da PBPrev

ricardo coutinho operacao calvario e1642505876216 - Tribunal de Contas rejeita embargos de Ricardo Coutinho e julga irregulares às contas da PBPrev

O Tribunal de Contas do Estado, reunido em sessão ordinária, por videoconferência, nesta quarta-feira (09), sob a presidência do conselheiro Fábio Túlio Nogueira, rejeitou os Embargos de Declaração interpostos pelo ex-governador Ricardo Coutinho contra acórdão do TCE referente à reprovação das contas do ex-gestor, relativas a 2017.

Conforme observou o relator, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, os embargos não atendem à exigência dos requisitos indispensáveis ao recurso, ou seja, os pressupostos que apontam omissão, contradição ou obscuridade.

Na mesma sessão, a corte julgou irregulares as contas anuais de 2016 da PBPrev – Paraíba Previdência, sob a responsabilidade do ex-gestor Yuri Simpson Lobato. Foi apontado como principal irregularidade o mau gerenciamento do passivo previdenciário, no montante de R$ 101.3 milhões (déficit orçamentário).

O relator do processo também foi o conselheiro Antônio Gomes, que em seu voto explicou que o passivo previdenciário se refere ao déficit orçamentário que engloba o passado, o presente e o futuro, observando que o presente depende dos repasses governamentais, o passado dos valores devidamente recolhidos e o futuro das reservas matemáticas a constituir.

O relatório da auditoria destacou que durante no período da gestão, entre os anos de 2012 e 2016, o gestor não tomou as providências para reduzir o passivo previdenciário do instituto, agravado com transferências irregulares para o Governo, situação advinda do antigo IPEP. Faltou, conforme o relator, um plano de amortização do déficit orçamentário. “O gestor trouxe para si a responsabilidade de gerenciar o passivo da previdência”, frisou.

Fonte: Portal Correio - Créditos: Polêmica Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário