terça-feira, 8 de março de 2022

Governo Federal lança programa “Brasil Pra Elas”

Ministério da Economia lança programa de crédito para mulheres empreendedoras

Iniciativa conta com três eixos principais de atuação: o desenvolvimento de mecanismos e do ambiente de negócios, educação empreendedora e transformação social

Para estimular mais empréstimos, serão utilizados os recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe)
Para estimular mais empréstimos, serão utilizados os recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) - Foto: Bel Corcao/Brasil com S

O Ministério da Economia lançou nesta terça-feira (08) a Estratégia de Empreendedorismo Feminino. A iniciativa inclui o programa “Brasil Pra Elas”, que investe em mais crédito dos bancos federais para as mulheres e na educação empreendedora. O projeto engloba consultorias, como a capacitação e qualificação, da rede nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para implementar o programa, foram mobilizadas as áreas ligadas aos temas das mulheres e do empreendedorismo. Participam da iniciativa os ministérios da Economia; da Mulher, da Família dos Direitos Humanos; e da Cidadania, além do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco da Amazônia (Basa) vão oferecer linhas de crédito especiais para micro e pequenas empresas. Além disso, haverá apoio de educação empreendedora do Sebrae para mulheres que começam a empreender ou desejam incrementar seus negócios próprios. O Banco do Nordeste (BNB) e o Basa atuarão no segmento de microcrédito.

Para estimular mais empréstimos, serão utilizados os recursos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que dará garantia de 80% do valor emprestado, ofertando crédito assistido para empresas que possuam mulheres no seu quadro societário, buscando alcançar 100% desses empreendimentos.

O programa conta com três eixos principais de atuação: o desenvolvimento de mecanismos e do ambiente de negócios, educação empreendedora e transformação social.

A estratégia tem como objetivos ampliar o acesso à informação, ao crédito e às novas tecnologias; fomentar o desenvolvimento de competências técnicas e de gestão, além de questões socioemocionais e relacionais, e apoiar as mulheres que são beneficiárias de programas sociais, como o Auxílio Brasil.

CNN Brasil - Lucas Rocha da CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário