sábado, 19 de março de 2022

Dia de São José, Esposo da Virgem Maria e Pai de Jesus

São José, Padroeiro da Igreja Católica: conheça sua história e veja como celebrar o dia do santo neste sábado, dia 19 de março

Da medalhinha no pão à benção da carteira de trabalho; brasileiros celebram São José de diferentes maneiras

São José é celebrado em 19 de março
O dia de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, é celebrado em 19 de março - Robert Cheaib / via Pixabay

Comemora-se neste sábado (19) o dia de São José. “José Pai, Esposo, Protetor, Guardião, Provedor”, são alguns dos nomes que caracterizam um dos santos mais queridos entre os brasileiros, como explica à CNN o professor Francisco Emílio Surian, mestre em Teologia pela PUC São Paulo e coordenador do curso de Teologia para Leigos do Instituto de Teologia São José de Anchieta da Universidade Católica de Santos.

O teólogo explica a importância do santo e o quão grande é a devoção a São José. Em 2020, completou-se 150 anos da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Católica, feita pelo Beato Pio IX.

“O Papa Pio XII o apresentou como “Padroeiro dos Operários” e São João Paulo II como “Guardião do Redentor”. Com tantos títulos, São José não perde a marca que o eternizou para os cristãos: o pai humilde”, disse Francisco Surian.

Por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como padroeiro Universal da Igreja, Papa Francisco identificou o santo como o homem que amou Jesus com o coração de pai:

“Pai amado, Pai na ternura, Pai na obediência, Pai no acolhimento, Pai com coragem criativa, Pai trabalhador, Pai na sombra. Este último, uma imagem do escritor polaco Jan Dobraczyński que identifica São José com a sombra do Pai celeste na terra”, explicou o teólogo.

Tradições

Os brasileiros têm algumas tradições para a celebração dos santos. E com São José não é diferente. Uma tradição associada ao santo é a da medalhinha de São José “escondida” no bolo do dia da festa que as comunidades em diversas cidades costumam fazer.

“São José é padroeiro de Dioceses, de Igrejas, de seminários. Também empresta seu nome para batizar ruas, bairros e casas de comércio, o que demonstra que o povo tem um grande carinho pelo santo”, afirma o teólogo.

Francisco Surian acrescenta que entre as celebrações também há as novenas: nove dias de oração preparando o dia do santo.

“A novena normalmente acontece nos nove dias que antecedem a festa. Orações devocionais, o terço, celebração da missa com pregação especial e de modo especial com as bênçãos das carteiras de trabalho, pedindo ou agradecendo a bênção de um emprego”, disse.

“E normalmente se faz a também a procissão. Um momento de graça para o nosso povo. A imagem do santo é conduzida pelas ruas entre cantos e orações e segue abençoando o caminho e as vidas num momento de grande expressão de nossa mística popular”, acrescenta.

São José pelo Brasil

Alguns estados brasileiros têm São José como Padroeiro, como o Amapá e o Ceará, segundo o professor.

Assim como há também cidades que tem São José como padroeiro e levam o seu nome. “É o caso de São José dos Pinhais, no Paraná; São José, em Santa Catarina; São José das Missões, no Rio Grande do Sul, São José dos Campos, em São Paulo, São José do Egito, em Pernambuco, e São José de Princesa, na Paraíba.

“Chamado para a dor, o desemprego e a doença”

À CNN, o mestre em Teologia Francisco Surian diz que, no mundo e no Brasil, São José é um santo muito querido. Ele acrescenta que sua devoção se estende ao mundo do trabalho, ao inspirar vocações, e passa pela família, por seu exemplo como protetor da Sagrada Família e em muitas outras situações.

“Ele preenche o imaginário do devocionário popular como um dos santos mais queridos por todos, procurado nos mais diversos momento da vida: do chamado à vocação aos momentos de desemprego, dor e doença”, disse.

História

O professor Francisco Surian explica que a principal referência para falar de José são os Evangelhos de Mateus e de Lucas.

“Em Mateus, logo encontramos o ‘homem justo’. Aquele que pensava em abandonar Maria em silêncio para não a prejudicar. Mas imediatamente já se apresenta “aquele que ouve”. José, em sonho, é inspirado por Deus, para receber Maria como esposa, pois o filho em seu ventre “é obra do Espírito Santo” (Mt 1,20)”, diz.

Ele acrescenta que tanto no Evangelho de Mateus como no Evangelho de Lucas, destaca-se que José é descendente do Rei Davi, para que se cumpra a profecia em que o Salvador nasceria da Casa de Davi.

“E assim José é apresentado nos Evangelhos. José é o homem para quem Maria estava prometida”, afirma.

Mas a imagem do José como santo se constrói pela sua história de vida, conforme explica o especialista. Ainda nos Evangelhos, há outras poucas indicações e todas elas evocam a de um José protetor, corajoso e companheiro, e que cumpre a vontade de Deus.

“Após longa viagem para o recenseamento, de Nazaré a Belém, José estava ao lado de Maria quando Jesus nasce em um estábulo: José, pai e companheiro. Recebe e admira os presentes recebidos pelos reis magos: José, pai e acolhedor. Em sonhos é avisado das intenções de morte do rei Herodes e foge com a família para o Egito: José, pai atento e protetor”, afirma Francisco Surian.

Outra grande característica de José é sua obediência a Deus e o seu silêncio, “sua capacidade de superar as dificuldades e de se lançar como instrumento nas mãos de Deus para que Jesus pudesse crescer em graça e sabedoria”.

Blog JURU EM DESTAQUE com CNN Brasil - Anna Gabriela Costa da CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário