segunda-feira, 14 de março de 2022

Ataques da Rússia deixa 35 mortos na Ucrânia

Rússia ataca base militar na fronteira com a Polônia e deixa 35 mortos, afirmam autoridades locais

1647171322622dd6fa55fba 1647171322 3x2 md - Rússia ataca base militar na fronteira com a Polônia e deixa 35 mortos
Militar ferido é transportado por socorrista após ataque à base militar em Iavoriv - Kai Pfaffenbach/Reuters 

Forças russas lançaram vários ataques aéreos contra um centro de treinamento militar nos arredores da cidade de Lviv, no oeste da Ucrânia, a menos de 25 quilômetros da fronteira com a Polônia — país membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) —, afirmaram autoridades locais neste domingo (13).

O governador regional Maksim Kozitski disse que 35 pessoas morreram e 134 ficaram feridas após aviões russos dispararem cerca de 30 foguetes contra o Centro Internacional de Manutenção da Paz e Segurança de Iavoriv. Ele acrescentou que alguns dos foguetes foram interceptados antes de atingirem seus alvos.

A Ucrânia realizou a maioria de seus treinamentos militares com os países da Otan antes da invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro. Os últimos grandes exercícios foram em setembro.

Os ataques perto da fronteira com a Polônia são especialmente preocupantes porque o país vizinho à Ucrânia é membro da Otan. De acordo com o artigo 5º do tratado da aliança militar, a organização é obrigada a defender qualquer Estado membro que seja atacado, algo que gera temores de uma Terceira Guerra Mundial. O governo polonês tem insistido em uma ação mais incisiva do grupo contra os russos.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: folha - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário