sábado, 19 de março de 2022

19 de março, dia em que o sertanejo olha ao céu com mais esperança do que o habitual

CIÊNCIA E FÉ: A esperança dos agricultores no Dia de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo

A data é marcante para o sertanejo, que como disse Euclides da Cunha no livro Os Sertões, “é antes de tudo, um forte”. O 19 de março é o dia em que o sertanejo olha ao céu com mais esperança do que o habitual, costuma fazer uma prece ao santo querido. A data é tradicionalmente sinônimo de esperança para o homem do campo, que associa a ocorrência de chuvas nesse dia à perspectiva de um bom inverno e colheita farta no São João.

Homem de fé o nordestino ergue a cabeça e procura as nuvens carregadas que há tantos anos teimam em se afastar do sertão nordestino. Diante de tamanha escassez, resta ao agricultor se apegar à fé. Conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março, data em que se celebra São José, padroeiro cearense, o inverno tende a ser próspero e a colheita no campo farta.

Com chapéu na cabeça, enxada na mão, e uma fé inabalável, o agricultor Ronaldo Barbosa de Oliveira, 57 anos, sabe o que é enfrentar dificuldades, e vencê-las.

Sob um sol quente, seu Naldinho como é conhecido o agricultor, prepara a terra na localidade conhecida como Porteira de Pedra, na Zona Rural de Campina Grande, na esperança de um bom inverno, e uma farta colheita.  Ele fez questão de tirar o chapéu e olhar para o céu. As nuvens azuis embelezam o local. O tempo amanheceu nublado neste sábado sendo que em algumas regiões da Paraíba a previsão é de chuva na véspera do dia de São José.

Ele revelou ao PB Agora que trabalha na “roça” desde os 9 anos de idade, e já testemunhou anos de bom inverno e anos de seca. Por enquanto, o “sequidão” toma conta do lugar, mas a esperança do agricultor é que em breve com a chegada das chuvas, a paisagem seja modificada e o verde volte a predominar.

Como a maioria dos agricultores, Ronaldo Barbosa de Oliveira chega cedo na roça, com a cidade ainda às escuras. Ele revelou que há anos mantém a rotina de chegar cedo para o trabalho.  Quando os primeiros raios de sol surgem, o agricultor já tem feito muito trabalho. E só volta para casa depois das 16h.

Com a esperança renovada, e sabedoria popular incontestável, seu Naldinho, ergue a cabeça e procura as nuvens carregadas. Diante da escassez de chuva, o agricultor mantém a sua fé inabalável.

Com os olhos fixos para o céu, enxada na mão, o agricultor Reginaldo Pedro de Brito, 68 anos, também aguardou com expectativa a chegada do Dia de São José.  Desde o começo de março, que ele já prepara a terra para o plantio na esperança de ter uma boa colheita.

Antônio Roberto da Silva, 61 anos, é outro agricultor que aguarda as chuvas no dia de São José. No ano passado, ele teve uma boa colheita, e espera fartura no inverno deste ano.

Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), neste sábado, permanece a condição de tempo instável e favorável à ocorrência de chuva isolada no estado da Paraíba. No decorrer do dia, são esperadas pancadas de chuva isoladas nas regiões do Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão, principalmente entre os períodos da tarde e da noite. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas isoladas a qualquer hora do dia.

Em João Pessoa, a temperatura varia entre 25°C e 29°C no sábado, com previsão de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. No domingo, a temperatura varia entre 25°C e 30°C, e a previsão é de sSol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade.

Em Campina Grande, a temperatura varia entre 20°C e 31°C no sábado, com previsão de sol com algumas nuvens e não deve chover. No domingo, a temperatura varia de 20°C a 32°C, com previsão de sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.

A ciência tenta explicar porque os índices pluviométricos  os quais se referem à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local em determinado período são maiores e ocorrem com frequência no dia de São José.

O equinócio é o momento em que a Terra, girando em torno do sol, está posicionada de forma sem inclinação, o que faz com que o dia tenha exatamente a duração da noite, ou seja, cada um tem 12 horas. O fenômeno ocorre porque nenhum dos pólos da Terra, em períodos opostos. Essa situação faz os raios solares incidirem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, explica que, para ciência, o fenômeno da chuva durante o período das comemorações ao dia de São José ocorre devido ao comportamento da  zona de convergência intertropical no oceano sobre a região do Nordeste.

A chuva registrada durante o mês de março no nordeste, segundo ela,  especialmente na região do interior, ocorre por conta da zona de convergência. Isso acontece quando existe uma condição favorável [às chuvas], o que depende da temperatura do oceano e outros fatores da natureza que são analisados de forma científica”, explica.

Entre ciência e fé, em alguns anos,  as condições atmosféricas estão favoráveis para a chuva sobre o Nordeste no dia de São José.

São José é descendente da casa real de Davi. É o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos ele aparece na infância de Jesus. Pode-se ver as citações nos livros de Mateus Capítulos 1 e 2, e em Lucas 1 e2. Na Bíblia, São José é apresentado como um justo. Mateus, em seu Evangelho, descreve a história sob o ponto de vista de José. Já Lucas narra o tempo de infância do menino Jesus contando com a presença de José.

Severino Lopes - PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário