Linaldo Guedes - linaldo.guedes@gmail.com

O jornal A União comemora nesta quarta-feira 129 anos de existência. É o mais antigo jornal em circulação na Paraíba e um dos mais antigos do Brasil. Mais do que isso: é o único jornal impresso a circular diariamente em todos os recantos do estado, com um noticiário que abrange política, cultura, esportes, cidades, economia, mundo, Brasil e matérias de comportamento e saúde.

Pelas páginas de A União passaram todos os grandes jornalistas da Paraíba. Grandes nomes como Nonato Guedes, Nelson Coelho, Rui Leitão, Itamar Cândido e Albiege Fernandes exerceram a superintência do periódico. Atualmente, o jornal é editado pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), tendo à frente a jornalista Naná Garcez, com William Costa como diretor de jornalismo e André Cananéa como editor geral.

A EPC é uma empresa que engloba o jornal A União, a Rádio Tabajara, gráfica e Diário Oficial do Estado. Apesar de ser um jornal oficial, vinculado ao governo do estado, A União mantém uma linha editorial com espaço para as diversas manifestações políticas, com ênfase na cultura. O jornal é responsável pela publicação, mensalmente, do suplemento literário Correio das Artes, em formato revista, o mais antigo em circulação no pais. Também publica edições especiais, destacando grandes nomes da arte, cultura e política paraibana.

Muito já foi dito sobre A União ser uma espécie de escola prática do jornalismo paraibano. E não é exagero. Muitos jornalistas ainda hoje em atividade na Paraíba começaram nas páginas do periódico e a partir de então construíram carreiras consolidadas na imprensa paraibana.

A União é um jornal estatal paraibano, editado na cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Trata-se do único jornal oficial ainda existente no Brasil. Foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1893 pelo então presidente da Província, Álvaro Machado, e seu primeiro diretor foi o industrial e jornalista Tito Silva.

Os Guedes