terça-feira, 25 de janeiro de 2022

FHC declara apoio a Doria

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declara que João Doria é o seu candidato à presidência da República em 2022

doria.fhc  - ELEIÇÕES 2022: Ex-presidente FHC declara que Doria é o seu candidato à presidência da República

Nesta terça-feira, (25), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o seu candidato à presidência da República será o governador João Doria (PSDB-SP).

— Já tenha a oportunidade de manifestar o meu apoio ao candidato Governador João Doria à e que foi respalda pelo meu partido — escreveu Fernando Henrique em sua conta oficial do Twitter.

O apoio de figuras históricas de Fernando Henrique acontece após o ex-presidente Lula fazer uma declaração na direção de figuras históricas do PSDB. Circulava nos bastidores inclusive a informação que os dois ex-presidentes terão um novo encontro este ano — o tucano e o petista estiveram juntos em maio do ano passado.

O Instituto Fernando Henrique Cardoso informou que não há previsão de agenda entre o tucano e o líder petista.

A fala do ex-tucano foi lida na legenda como um gesto inequívoco de apoio a Doria, cuja candidatura enfrenta resistência interna principalmente da ala de Minas Gerais do PSDB, próximo ao deputado Aécio Neves, desafeto do governador paulista.

Doria venceu prévias no ano passado em meio a uma disputa que se tornou pré-candidato ao Palácio do Planalto. Desde então já tinha o endosso do ex-presidente tucano. Na ocasião, Fernando Henrique justificou seu apoio paulista por motivos como seu empenho ao viabilizar a vacina Coronavac contra a Covid-19 e por aprovar sua gestão em São Paulo.

Ainda assim, o governador paulista não decolou nas pesquisas de intenção de voto e na pressão por resultados. Em levantamento do instituto Datafolha de dezembro Doria aparece com 4%.

Aliados de Doria minimizam esses índices e afirma que o paulista está na entrega de obras de seu governo focado em São Paulo e numa agenda robusta de investimentos no estado — somente este ano há mais de R$ 20 bilhões previstos. Doria também tem colhido boas notícias  e saiu na frente do governo federal na saúde de crianças contra a Covid-1. Nesta tarde, o governador informava em suas redes sociais que já foi informado de 436 mil crianças imunizadas no estado.

Derrotado nas prévias, o governador Eduardo Leite tem feito cobranças públicas em entrevistas e sugerido que se Doria não se viabilizar deve retirar sua candidatura. Um dos padrinhos da candidatura de Leite nas Prévias, o senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE), disse ao jornal Valor Econômico na segunda-feira que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é um nome mais competitivo que Doria para a terceira via.

Tasso foi um dos tucanos que já esteve com o ex-presidente Lula. Após o petista em sua hoje o ex-governador Geraldo Alckmin que é cotado como vice, Lula fez outras lideranças antigas da sigla, mas que têm pouca participação e influência na vida partidária. Na sexta-feira, o líder petista esteve com o ex-ministro Aloysio Nunes (PSDB-SP). Segundo aliados do político, Lula busca diálogo para uma coalização ampla para um eventual governo para enfrentar questões da política legal e do resultado das urnas possíveis. Caso derrotado, o presidente Jair Bolsonaro já fez sinalizações de que levantaria suspeitas de possíveis fraudes na votação.

Fonte: O Globo - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Nathalia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário