segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Afinal, de quem foi o erro?

Técnica de enfermagem que vacinou crianças com doses de adultos na Paraíba diz que recebeu ordem de vacinar 'todas as pessoas'


Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) — Foto: Reprodução/Agência Brasil
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) — Foto: Reprodução/Agência Brasil

A técnica de enfermagem que vacinou pelo menos 48 crianças contra a Covid-19, com doses da Pfizer para adultos, em Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa, disse ao Ministério Público Federal (MPF) que recebeu ordens para agir assim.

Segundo ela, foi a chefe de imunização da prefeitura da cidade quem determinou que todas as pessoas que estivessem na unidade de saúde deveriam ser vacinadas, "pois a validade das vacinas da Pfizer estava para vencer". A profissional de saúde foi afastada, segundo informou o prefeito de Lucena, Leo Bandeira, nesta segunda-feira (17).

Ainda de acordo com o gestor municipal, a técnica pode ter confundido a ordem de vacinar todas as pessoas do público-alvo da campanha, no momento das aplicações incorretas, com a recomendação de incluir as crianças na vacinação.

O G1 entrou com contato com a chefe de imunização do município que não retornou nossas ligações e mensagens até a última atualização desta reportagem.

A profissional falou ao MPF em uma videoconferência com uma procuradora da República e uma promotora de Justiça, na tarde de domingo (16).

Além de inadequadas para a idade, a Secretaria de Estado da Saúde também investiga se as vacinas já estavam vencidas.

O caso veio à tona após mães das crianças denunciarem, no sábado (15), que seus filhos haviam sido vacinados antes do início da campanha oficial, com doses destinadas para adultos.

O Ministério da Saúde também divulgou nota sobre o assunto após visita do ministro ao município de Lucena. O ministro recomendou que as crianças vacinadas como adultos sejam vacinadas. 

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário