quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Sapos-cururus enormes e venenosos preocupam ambientalistas

Grande e altamente tóxico, sapo-cururu ‘importado’ que pode chegar a 35 centímetros de comprimento vira praga em Taiwan

xblog toad.jpg.pagespeed.ic .ZqUB1AgS6  - Sapo-cururu 'importado' que pode chegar a 35cm vira praga em Taiwan

Sapos são um símbolo de prosperidade e boa sorte em Taiwan, mas a descoberta inesperada de uma espécie invasora fez com que funcionários e ambientalistas lutassem para conter sua disseminação.

Com lanternas nas mãos e protegidos por luvas de proteção, dezenas de voluntários da Sociedade de Conservação de Anfíbios de Taiwan trabalharam durante a noite em busca de arrozais e hortas para sua presa: o sapo-cururu.

Não deveria haver nenhuma razão para esses anfíbios grandes e altamente tóxicos existirem em Chaotun, um município no sopé da cordilheira central de Taiwan.

Os sapos-cururus são nativos da América do Sul e Central e, embora tenham trilhado um famoso caminho destrutivo em lugares como a Austrália e as Filipinas, eles nunca haviam sido registrados em Taiwan. A espécie pode chegar a 35cm de comprimento.

Isso foi até algumas semanas atrás, quando um residente local descobriu alguns grandes anfíbios perambulando em sua horta comunitária e colocou uma fotografia online, um movimento que desencadeou uma caça de sapos imediata.

“Uma operação de busca rápida e massiva é crucial quando os sapos-cururus são descobertos pela primeira vez”, disse à AFP Lin Chun-fu, um cientista anfíbio do Instituto de Pesquisa de Espécies Endêmicas do governo, enquanto explicava por que os conservacionistas desde então correram para encontrar e remover qualquer cana sapos.

“Seu tamanho é muito grande e eles não têm inimigos naturais aqui em Taiwan”, acrescentou.

Logo depois que a foto foi carregada, Yang Yi-ju, um especialista da National Dong Hwa University, enviou um grupo de voluntários da Sociedade de Conservação de Anfíbios para investigar. Eles chegaram à horta e ficaram chocados ao encontrar 27 sapos nas imediações.

Ela rapidamente identificou os intrusos como rhinella marina, graças às grandes glândulas partidárias atrás das orelhas, onde os sapos-cururus secretam um veneno perigoso.

“Fiquei chocada e preocupada quando encontraram mais de 20. Isso não vai ser uma coisa fácil de resolver”, ela destacou. “Começamos a notificar e mobilizar a todos para agir”, disse ela, acrescentando que a presença de juvenis mostrou que os sapos estavam se reproduzindo.

Os sapos-cururus são uma espécie invasora perigosa por três razões principais: eles são predadores vorazes, são extremamente bem-sucedidos na reprodução e são venenosos. Essa última qualidade, um mecanismo de defesa, é especialmente perigosa para cães que podem lamber ou morder um anfíbio.

Agricultores locais disseram aos conservacionistas que notaram a chegada desses sapos corpulentos, mas nunca relataram.

“Os agricultores taiwaneses geralmente ignoram os sapos e até olham com bons olhos para eles quando os encontram, porque eles ajudam a livrar a terra de pragas e também são um símbolo de boa sorte”, explicou Yang. “Nunca ocorreu a eles que se tratava de uma espécie invasora de uma terra estrangeira.”

Oficiais de conservação e voluntários ambientais têm trabalhado sem parar para fazer uma busca meticulosa.

“Dividimos (o município) em grades quadradas de 200 por 200 metros quadrados para investigar um por um se há sapos marinhos presentes”, disse o pesquisador de campo Lin Yong-lun, apontando para uma série de mapas codificados por cores.

O perímetro de busca foi expandido para um raio de 4 quilômetros.

xblog toad 4.jpg.pagespeed.ic .enZeyXG3Cy - Sapo-cururu 'importado' que pode chegar a 35cm vira praga em Taiwan

Fonte: Extra - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário