segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Homenagem ao Dia Nacional do Forró

Prefeitura de Campina Grande, na Paraíba, realiza homenagem ao Dia Nacional do Forró, ritmo musical da cultura nordestina

sitemgr photo 9089 1024x768 1 - Prefeitura de Campina Grande realiza homenagem ao Dia Nacional do Forró

Foto: Gov.br/Campina Grande/Turismo

Em homenagem ao Dia Nacional do Forró, ritmo musical da cultura nordestina, a Prefeitura de Campina Grande realizará nesta segunda-feira (13), às 19h00, uma celebração alusiva à data, com apresentações culturais e de forrozeiros consagrados na região. Estarão presentes o prefeito Bruno Cunha Lima e outras autoridades locais. Recentemente, o forró foi reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O local escolhido para a homenagem fica às margens do Açude Velho, no monumento Farra da Budega, conhecido por abrigar as estátuas de Jackson do Pandeiro e de Luiz Gonzaga, ícones da música nordestina que, neste mês de dezembro, também receberam o brilho da decoração natalina. O evento está inserido na programação oficial do Natal Iluminado 2021.

O Rei do Baião, Luiz Gonzaga, também receberá uma homenagem especial. Se estivesse vivo, Gonzaga completaria 109 anos na segunda-feira, data da homenagem e Dia Nacional do Forró.

Reconhecimento pelo Iphan

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), declarou por unanimidade o forró como patrimônio imaterial brasileiro. A definição ocorreu na última quinta-feira (09) em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade, o qual também considerou a expressão musical como supergênero.

De acordo com o órgão, o forró é considerado um supergênero por agrupar ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

O pedido de consideração de registro das matrizes tradicionais do forró foi encaminhado ao Iphan pela Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa, na Paraíba. Após a solicitação, o processo foi aberto em 2011.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: codecom - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário