sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

História da Árvore de Natal

Conheça as histórias por trás das populares tradições de Natal

Em dezembro de 1848, uma ilustração mostrava a Rainha Vitória, o Príncipe Alberto e seus filhos ...

Em dezembro de 1848, uma ilustração mostrava a Rainha Vitória, o Príncipe Alberto e seus filhos admirando uma árvore de Natal. Muitas variações desta imagem começaram a circular pelo mundo, popularizando a tradição - Foto de Hulton Archive, Getty Images

O Natal é uma época de festa marcada pelas tradições. Quer sejam religiosos, familiares ou outros, os símbolos e personagens típicos, como o Papai Noel, são facilmente reconhecidos em todo o mundo. Mas como certos costumes e adereços temáticos se tornaram tão icônicos da data?

Pensando nisso, é interessante rastrear as origens de algumas dessas tradições… De onde veio essa história de montar Árvores de Natal, colocar guirlandas na porta e o próprio Bom Velhinho com suas renas?

Veja a resposta dessas e outras perguntas a seguir!

História da Árvore de Natal

Há muitos séculos atrás, em culturas pagãs, existia hábito decorar plantas verdes como um símbolo de fertilidade e vitalidade. Já os germânicos colocavam no solstício de inverno ramos de pinheiros em lugares públicos e em suas casas para evitar que os maus espíritos entrassem. Assim também, eles nutriam a esperança da vinda da primavera.

A tradição de enfeitar a Árvore de Natal tem mais de 500 anos de idade. Acredita-se que esta tradição foi lançada em 1419 pelos padeiros da cidade de Freiburg, na Alemanha. Eles começaram a decorar uma árvore todos os anos com lebkuchen, maçãs, frutas, nozes e frutas. Mas apenas no dia de Ano Novo as crianças podiam sacudir a Árvore de Natal e comerem o que caia dela.

A Tradição da Árvore de Natal

A Árvore de Natal caseira, como muitos de nós temos hoje, surgiu como tradição no final do século XVI, na Alsácia. Esta, que hoje é uma região belíssima da França, já foi alemã. Naquela época, uma parte das festividades de Natal era colocar uma árvore na sala de estar. Então, depois decoravam com doces, nozes e maçãs. Aliás, uma grande evidência desta teoria é o registro de uma Árvore de Natal na Catedral de Estrasburgo (que está na Alsácia), no ano de 1539.

A Igreja Católica era contra as Árvores de Natal, e afirmava que o presépio era um símbolo suficientemente significativo de Natal. Além do que, as grandes áreas florestais pertenciam a igreja, e o povo costumava saquear estas áreas nesta época em busca de Árvores de Natal.

Apenas em meados do século XX as igrejas católicas resolveram autorizar as Árvores de Natal. Finalmente no ano de 1982, o Papa João Paulo II, iniciou a tradição no Vaticano. Neste ano, ele colocou a primeira Árvore de Natal na Praça de São Pedro, em Roma.

Decorações

Os primeiros registros de árvores decoradas com velas surgiram em 1730. No começo, as árvores eram enfeitadas com rosas de papel, maçãs, nozes e bolachas. Então, depois surgiram outros tipos de decorações, como luzes, bolas de vidro, estrelas, guirlandas, laços, anjos ou outras figuras. Em Berlim, a primeira Árvore de Natal foi erguida em 1785.

No século XVII, inicialmente o costume se espalhou entre os altos funcionários e cidadãos ricos nas cidades. Já que os enfeites ainda eram escassos e, portanto, muito caros mesmo na Europa Central. As primeiras bolas de vidro soprado apareceram para venda em torno de 1830. Mas elas eram artigo de luxo, somente os mais abastados tinham acesso e podiam enfeitar suas árvores com elas.

Chegando nos Estados Unidos e Canadá

Mas o costume de decorar Árvores de Natal se espalhou da Alemanha para o mundo inteiro. Foi só no século XIX que os emigrantes do século XVIII levaram o costume para os Estados Unidos. A primeira Árvore de Natal na “Casa Branca” foi erguida em 1891, mas a primeira Árvore de Natal nas Américas foi de Friederike Riedesel von Lauterbach. Ela era a esposa do general comandante das tropas Brunswick e a árvore foi erigida em Sorel / Canadá em 1781.

Assim, aos poucos a tradição foi se alastrando, e com elas as inovações, como o surgimento das árvores artificiais, feitas de plástico. Deste modo, começou também uma pequena “guerra”, já que os mais tradicionalistas fazem questão de ter uma árvore natural decorada dentro da sua casa e esbravejam que as de plástico não são biodegradáveis. Por outro lado, o cultivo de uma árvore natural leva anos. Assim, os adoradores da árvores artificiais argumentam que elas são cortadas somente para servirem de enfeite por poucos dias. Quem tem razão? Possivelmente, ambos.

Pinheiro como Árvore de Natal

Na Europa Central, a árvore mais usada é o pinheiro conhecido como Nordmanntanne, originário do Cáucaso. A popularidade do Nordmanntanne tem um motivo simples: os seus galhos não picam. Além dele, em alguns outros lugares é usado árvores como abeto, pinho, buxo, azevinho e zimbro.

Existe a ilusão de que o pinheiro de Natal é um produto natural da floresta. A realidade é preocupante, já que árvore é uma raridade na floresta. Nos dias de hoje, os pinheiros e abetos crescem em plantações. Na Alemanha e na Áustria, existem terras agrícolas separadas para o plantio das Árvores de Natal. No entanto, uma boa parte ainda é importada, e a Dinamarca é a líder de mercado. Na Alemanha, as árvores de Natal são cultivadas em cerca de 15000 hectares e cerca de 70% das necessidades de consumo interno são cobertas.

As sementes da Nordmanntanne vem do Cáucaso e “crescem” na Alemanha a partir de viveiros especializados. Com uns três anos as mudas são transferidas para o campo. Até que as árvores façam sua grande apresentação com luzes brilhantes nas salas de estar na Alemanha, elas têm até dez anos de tratamento intensivo por trás.

Somente na Alemanha, cerca de 25 milhões de árvores de Natal são comercializadas por ano.

Como é em outras culturas

Um crescente número de muçulmanos na Alemanha aproveitam as férias de Natal para passar o tempo com a família. Fora isto, muitos ainda também tem iniciado o hábito de colocar em uma Árvore de Natal na sala e com muita decoração. Na Ásia, o costume da Árvore de Natal já está bem enraizado, principalmente para os europeus que passam o Natal lá naqueles lados, então fica tudo bem decorado.

Cores cristãs de Natal

As cores verde e vermelho são as cores símbolo do Advento e do Natal cristão. O verde simboliza a esperança de vida no inverno escuro e a lealdade. E o vermelho lembra o sangue de Cristo que Ele derramou para que o mundo seja salvo. Sem dúvida, estas duas cores dominam decoração de Natal e parece impossível dissociá-las do espirito natalino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário