quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Ex-prefeito de Juru é homenageado com estátua em praça da cidade

Busto do Capitão Dalmo Teixeira, ex-prefeito de Juru - PB, é implantado na praça construída por ele em avenida que tem seu nome  

Prefeita Solange Félix e demais autoridades de Juru - PB, durante a implantação do busto do Capitão Dalmo Teixeira, ex-prefeito do município 

Dentre as comemorações que marcaram o aniversário de 60 anos de emancipação política de Juru, no Sertão da Paraíba, a implantação do busto do Capitão Dalmo Teixeira em uma das praças no centro da cidade foi uma justa e merecida homenagem àquele que por muitos é lembrado como o melhor prefeito do município. Eleito três vezes como chefe do poder executivo juruense, seu primeiro mandato foi no período compreendido entre 04 de dezembro de 1966 e 31 de janeiro de 1970, sendo escolhido novamente para governar o município no período de 31 de janeiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977. Em 31 de janeiro de 1983, ele assumiu o seu terceiro mandato e governou Juru até o dia 31 de dezembro de 1988. 

Dalmo Teixeira nasceu na cidade de Araruna - PB, em 06 de março de 1925, e era filho de Joana da Costa Belmont e Álvaro Teixeira da Costa. O pedestal onde foi instalada a sua estátua foi construído, durante a sua gestão, na praça localizada na Avenida Dalmo Teixeira, via pública assim denominada em sua homenagem.

Em 08 de março de 1942, Dalmo Teixeira alistou-se na Marinha na cidade do Rio de Janeiro onde fez carreira militar, inclusive tendo participado da 2ª Guerra Mundial. Foi promovido aos diversos postos da hierarquia da Carreira Naval, tendo por fundamento a aptidão para o comando, até ser transferido para reserva remunerada após sua promoção a Capitão de Corveta.

Em Recife, ainda na ativa, onde assumiu a Chefia da 2ª Divisão da Capitania dos Portos de Pernambuco, Dalmo Teixeira conheceu Maria de Lourdes Florentino, com quem se casou em 27 de janeiro de 1951. A jovem estudante era filha do Coronel Manoel Florentino de Medeiros, líder político de Juru e ex-prefeito de Princesa Isabel - PB.

Busto do Capitão Dalmo Teixeira, ex-prefeito de Juru - PB, homem de personalidade austera e princípios éticos ímpares, que muito fez pelo município

Dalmo Teixeira morreu no dia 24 de dezembro de 1989 e deixou oito filhos: a advogada e ex-vereadora Shirley Targino Castelo Branco Teixeira, o médico e ex-prefeito Antônio Loudal Florentino Teixeira (Dr. Toinho), o advogado Janser Loudal Florentino Teixeira, o engenheiro civil Marcos José Loudal Florentino Teixeira, América Loudal Florentino Teixeira da Costa (primeira dama da cidade de Araruna), Dalane Loudal Florentino Teixeira, Dalmo Loudal Florentino Teixeira e Emanoel Loudal Florentino Teixeira.  

A homenagem póstuma recebida na última terça-feira, 21 de dezembro, com a presença dos seus familiares, reflete o justo reconhecimento de um homem dedicado a vida pública, de personalidade austera e princípios éticos ímpares, cuja determinação é retratada nas grandes obras e no legado por ele deixados.  

Blog JURU EM DESTAQUE com informações do professor José Barbosa Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário