quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Pela primeira vez Doria considera a possibilidade de abrir mão da candidatura a presidente

Doria fala que pode abrir mão de candidatura em prol de um representante mais forte para enfrentar Bolsonaro ou Lula em 2022

F7458218771F283E1EED802FA1E7D7959F11 Doria - ELEIÇÕES 2022: Doria fala que pode abrir mão de candidatura em prol de um representante mais forte

Às vésperas das prévias do PSDB, que aconteceriam no domingo, (21), o governador de São Paulo, João Doria, admitiu na última sexta-feira (19) que poderia abrir mão da sua possível candidatura à Presidência da República em prol de um representante da terceira via mais forte. É a primeira vez que ele considera a possibilidade.

A declaração ocorreu no congresso do MBL, em São Paulo, logo depois de seu discurso. Ele foi questionado pela plateia — que defende uma terceira candidatura, para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Doria evitou citar nomes de possíveis candidatos da terceira via, enquanto a plateia gritava “Moro” — em referência ao ex-juiz Sergio Moro, que se filiou recentemente ao Podemos. Ele não deu uma resposta direta, mas não descartou a possibilidade de apoiar outro nome na campanha eleitoral.

“Não pode ter projeto individual para as eleições de 2022. O projeto tem que ser coletivo, pelo Brasil e pelos brasileiros. Não é o RG individual, é o RG coletivo. Nós temos que ter o candidato que seja viável para mudar o Brasil e que seja capaz de unir o Brasil, aglutinar o Brasil contra os extremos de Lula e Bolsonaro. Eu estarei ao lado do Brasil e dos brasileiros. Havendo uma candidatura fortalecida, é nela que nós todos temos que estar agregados”, disse João Doria.

Depois da resposta, Doria saiu do palco e foi aos bastidores cumprimentar seu adversário nas prévias do partido, Eduardo Leite (PSDB-RS), e o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM-SP).

Logo em seguida, à imprensa, ele tentou colocar panos quentes e disse ainda ser cedo para decidir abandonar a candidatura, mas seguiu sem recusar a ideia de se unir a uma “candidatura fortalecida”.

“Nós temos que ter candidaturas convergentes na área do centro democrático liberal e diálogo. A partir de segunda [22], aquele que vencer as prévias do PSDB tem que ter a humildade de convidar outras lideranças e outros pré-candidatos para dialogar. Ainda há um longo caminho pela frente”, disse o governador.

Com sonho antigo de ir ao Planalto, Doria sempre foi resistente a largar a candidatura, caso vença as prévias. Ele chegou a recusar uma proposta feita por Moro e Mandetta no fim de setembro, para apoiar o candidato da terceira via que estivesse mais forte nas pesquisas em abril do ano que vem.

O 6º Congresso Nacional do MBL aconteceu na Mooca, zona leste de São Paulo, no sábado e no domingo. Embora o grupo tenha se fortalecido enquanto organizava online manifestações políticas, não houve wifi no local no evento.

Fonte: Polêmica Paraíba - Créditos: UOL - Publicado por: Nathalia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário