quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Moradores de Juru reclamam da falta de água nas torneiras

Falta de uma bomba d'água de reserva, que custa menos de R$ 3 mil, deixa Juru sem o líquido nas torneiras e causa transtornos aos moradores da cidade

Açude Glória II (açude do Jorge): o manancial tem capacidade de armazenamento de 1.349.980 m³ e abastece a cidade de Juru, no Sertão da Paraíba - Foto: Clóvis Porciuncula 

Finalmente, após quatro dias sem um pingo d'água nas torneiras, os moradores da cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, começaram a receber o precioso líquido em suas casas na tarde desta quinta-feira, 11.

Essa, no entanto, não é a primeira vez que o Blog JURU EM DESTAQUE  mostra a falha no abastecimento de água na cidade, muitas vezes por falta de uma simples bomba d'água de reserva para substituir o equipamento de 3 CV quando este quebra, como aconteceu agora.

A falta de respeito ao consumidor é tão grande que, como das vezes anteriores, sequer uma nota de explicação foi dada pela empresa. Aliás, não há mesmo o que se explicar sobre um transtorno tão fácil de evitar e que não tem uma resposta que justifique o problema.

Segundo informações, uma bomba de 3 CV custa apenas R$ 2.800,00 (dois mil e oitocentos reais), um valor insignificante para a CAGEPA - Companha de Água e Esgotos da Paraíba, estatal responsável pela distribuição no estado. Contudo, enquanto faltava água nas torneiras e com pagamentos da conta em dia, nas redes sociais sobravam reclamações dos consumidores.

"É um transtorno. Ainda estamos vivendo no meio de uma pandemia, onde necessitamos de água para fazer a nossa higienização. Nós temos dois aliados no combate a esse vírus, que são a máscara e a higienização pessoal e da casa. Como fazer isso, se não temos uma gota de água dentro de casa?", questionou uma moradora.

"É uma dificuldade para tudo. Para tomar banho, fazer a higiene pessoal, lavar a louça e as roupas. Tem dia que não temos água para nada, nem para escovar os dentes", disse outra consumidora que mora em um bairro alto da cidade, onde falta água constantemente mesmo em dias normais.

"Eu não tenho uma conta atrasada aqui. Deixo de comprar outras coisas para cumprir com o meu compromisso. A gente paga caro pela água e quase não usa porque não tem", desabafa uma dona de casa sobre a situação que se repete com frequência e os valores das contas continuam os mesmos. 

Vale salientar, que a barragem Glória II (açude do Jorge), com capacidade de 1.349.980 m³, manancial que abastece a cidade de Juru, transbordou durante as chuvas do inverno desse ano. 

Sem falar que o Açude Timbaúba, também localizado no município, tem capacidade máxima de armazenamento de 15.438.572 m³ e esta com mais de 50%.

Conclusão: Sobra água em Juru, o que falta é o líquido nas torneiras e respeito aos moradores da cidade!

A barragem Glória II (açude do Jorge), manancial que abastece a cidade de Juru - PB, atingiu a capacidade máxima de 1.349.980 m³ durante as chuvas do inverno de 2021

Açude Timbaúba, localizado no município de Juru, no Sertão da Paraíba, transbordando em 2004, último ano que as chuvas foram suficientes para fazer o manancial sangrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário