terça-feira, 16 de novembro de 2021

Jovem sai da zona rural de Juru e representa o Brasil mundo afora

Robelson Moreira Lula, paratleta nascido em Juru, no Sertão da Paraíba, vai representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Beijing, na China

Em 04 de março do próximo ano, Pequim receberá aproximadamente 600 dos melhores atletas paralímpicos do mundo para os Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, fazendo com que a cidade seja a primeira a sediar os Jogos de Verão e de Inverno. 

O evento multiesportivo para atletas portadores de deficiência está marcado para o período de 04 a 13 de março de 2022. Entre os participantes da competição internacional, estará o  paratleta juruense Robelson Moreira Lula, de 28 anos, que irá representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Beijing, na China.

Robelson é natural de Juru, no Sertão da Paraíba, filho adotivo de Maria de Lourdes Moreira e Sebastião Moreira Lula (Sebastião de Lula). Seus pais biológicos eram Josefa Barros e o cidadão conhecido como 'Raimundo da Onça', já falecidos. Nasceu no sítio Lambedor do Exu, uma região erma e distante da sede do município onde a energia elétrica só chegou no início da década de 2000.

Robelson, em agosto de 2016, no Dia dos Pais, com o pai adotivo Sebastião Moreira Lula (Sebastião de Lula)

Aos 11 anos de idade, ainda morando na zona rural de Juru, Robelson foi diagnosticado com câncer na panturrilha e fez tratamento de 2005 a 2010 no Hospital do Câncer, em João Pessoa, capital da Paraíba. A decisão final dos médicos foi pela amputação da perna direita, acima do joelho.

"Passei por um período de abatimento e depressão, mas nunca me entreguei, encontrei na prática esportiva a razão para viver", disse Robelson em contato recente com o Blog JURU EM DESTAQUE.

Em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, onde reside há dez anos, Robelson descobriu a USE (Unidade Saúde Escolar). Desde então, passou a usar prótese e fazer fisioterapia. Inicialmente, segundo ele, mirou na natação, mas começou no handebol em cadeira de rodas e atletismo.

No atletismo, de 2013 a 2018, o paratleta juruense conquistou medalhas no salto em altura, em distância, e no lançamento de dardo, tanto nos jogos regionais como nos jogos abertos do interior.

No circuito Caixa, conquistou medalhas de prata em 2016 e 2017, tendo alcançado o 4º lugar no ranking brasileiro no salto em altura.  

No handebol em cadeira de roda no mesmo período, de 2013 a 2018, ele competiu nos campeonatos paulista e brasileiro. Além dos títulos e pódios, foi eleito o melhor jogador no campeonato brasileiro de handebol, em 2015, e no paulista foi artilheiro nas temporadas de 2013 a 2018.

Em 2018, o paratleta juruense conheceu a modalidade do "Ski Cross-Country" através do convite feito por Leandro Ribela, um esquiador brasileiro da categoria que ministrou uma palestra na UNICEP, onde Robelson estuda Educação Física.

"Aceitei o convite, me adaptei, e seis meses depois pisei na neve pela primeira vez, na Argentina. Sete meses depois participei da minha primeira Copa do Mundo, na Finlândia, conquistando bons resultados como paratleta", disse o juruense que sequer conhecia uma pedra de gelo porque em sua casa não tinha energia elétrica e muito menos uma geladeira ou aparelho de TV.

Sobre a possibilidade de participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022 na China, Robelson Moreira não esconde a expectativa de poder realizar um sonho que breve se tornará realidade.

"Sonho sim em disputar uma paralimpíada e acho que tenho condições. Sou capaz. Me dedico todos os dias e Deus me dará forças", afirmou ao blog.  

Com otimismo, declarou: "Com a graça de Deus, o ano que vem vou representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno em Beijing, na China, podendo fazer um ótimo resultado ou se Deus quiser trazer uma medalha para o nosso país".

Atualmente, Robelson está no décimo-quinto lugar no ranking Para Nordic Skiing. "Uma ótima colocação", disse.

Além de Beijing, na China, em 2022, em dezembro deste ano Robelson começa a temporada de competições em países como a Finlândia (Vuokatti), Noruega (Lillehammer) e Suécia (Ostersund). 

Veja mais fotos de um juruense de família humilde, que superou as dificuldades de um câncer e orgulha sua terra como paratleta mundo afora:

2 comentários:

  1. Amor, em vc encontrei o que força de viver, coragem, perseverança, agradeço a deus por ter colocado vc em minha vida e na vida das minhas filhas que hoje são suas filhas de coração, meu coração enche de orgulho por vc todos os dias por ver o quanto vc e guerreiro vc merece tudo de bom que esta acontecendo e sim com fé em deus vc trará uma medalha meu amor pq vitorioso vc ja é. Deus sempre estará na sua frente e ele te honrará.♥️ te amo ♥️

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe a vida dele, que traga muitas medalhas pro Brasil

    ResponderExcluir