terça-feira, 2 de novembro de 2021

Estreia do aguardado filme “Frei Damião – O Santo do Nordeste”

Confirmada a estreia do longa-metragem “Frei Damião – O Santo do Nordeste” nesta quinta-feira, dia 04, em Guarabira – VEJA TRAILER

frei damiao - Confirmada a estreia do Longa “Frei Damião - O Santo do Nordeste” nesta quinta-feira, dia 4, em Guarabira - VEJA TRAILER

Depois da divulgação do cartaz e trailers oficiais do filme Frei Damião – O Santo do Nordeste, a Elo Company confirmou a estreia do longa no Cinemaxxi Cidade Luz, na cidade Guarabira, para a próxima quinta-feira, dia 04 de novembro. A produção entra em cartaz em várias cidades do Nordeste e Brasil um dia antes do aniversário de Frei Damião.

A presença de Guarabira no filme é bastante representativa, pois parte do longa foi gravado na cidade paraibana. Há imagens no Memorial do Frei Damião e também na entrevista com o Monsenhor Nicodemos, que conheceu o religioso.

O aguardado filme foi produzido pela Fábrica Estúdios, com roteiro da paraibana Nadezhda Bezerra e direção da cineasta pernambucana Deby Brennand.

O trailer do filme traz imagens de VHS da época de vida de Frei Damião, trechos em depoimentos de personagens que têm história de vida ligada com o capuchinho, personalidades e religiosos, além de um momento da parte do filme que reencena a realidade. Entre o elenco do longa, está o ator Andrade Junior (in memoriam), brasiliense que interpretou o Frei Damião já idoso, e, infelizmente veio a falecer em maio de 2019. Outro destaque é a atriz pernambucana Nínive Caldas, que vive uma mulher grávida, precisando de ajuda para o parto, quando é surpreendida pela ajuda e presença de Frei Damião.

A arte do cartaz do longa Frei Damião – O Santo do Nordeste, intitulado Hors Concours, foi realizada pelo designer e artista plástico pernambucano Adriano Marcusso. Com referências ao sagrado, a gravação em linóleo buscou representar o imaginário folclórico em torno do frei capuchinho. Um detalhe curioso da obra é que o Frei Damião parece levitar. O fato de ele “andar sem pisar no chão” era um dos dons relatados por diversas pessoas que conviveram com o missionário. Trabalhada em madeira, a obra tem como elemento principal o próprio frei, mas traz também elementos como o sol, o chão seco do sertão, a chuva e as vilas.

As expectativas para a nova fase do filme são excelentes.

“Estou muito contente, nosso filme vai finalmente chegar aos cinemas! E estamos chegando numa data super emblemática, que é a semana de aniversário do Frei Damião”, comentou Gerardo Lopes, produtor do filme.

O documentário teve patrocínio do Café Santa Clara, da Petrovia, da CHESF, do BNB, da Kicaldo, da Atiaia Energia e da Loja do Condomínio. A Elo Company assina a distribuição, que será em capitais e cidades do interior do Nordeste: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Guarabira (PB) Natal (RN), Mossoró (RN), Arapiraca (AL) e Maceió (AL). A expectativa é que, em 2022, o filme chegue nas salas de cinema também do Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo do longa, através das imagens inéditas, entrevistas, depoimentos, testemunhos de milagres e reinterpretação de acontecimentos, é mostrar um ser humano que está acima da religião. Frei Damião ia além. O documentário não foca apenas nos seus adoradores, mas se preocupa em mostrar o legado do capuchinho também para aqueles que não o conhecem e desejam entender o significado dele para uma legião de fiéis.

Festivais

Além de ter sido exibido como Hors Concours no Cine PE, o filme Frei Damião – O Santo do Nordeste vem colecionando prêmios, menções e indicações. Foi super premiado no 14º Comunicurtas, festival de cinema promovido pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. O documentário levou os prêmios de Melhor Fotografia (Breno Cesar), Melhor Som (Pablo Lopes, Paulo Umbelino, Pedrinho Moreira e Moabe Filho) e Melhor Roteiro (Nadezhda Bezerra), dentro da Mostra de Longas-Metragens. O documentário foi ainda selecionado para a mostra competitiva do 14ª Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, também da Paraíba. O longa também foi finalista na categoria melhor filme no festival Mirabile Dictu 2020 (Roma), um dos mais prestigiados festivais de cinema católico do mundo.

Sinopse:

A vida do Frei Damião de Bozzano: sua juventude na Itália, sua participação na primeira guerra mundial, a atuação como missionário no Brasil desde os anos 30 até sua morte em 1997 e os relatos de milagres que o levaram a ser chamado popularmente de o “Santo do Nordeste”.

Elenco principal:

Andrade Júnior – Frei Damião (80 anos);
Carlos Eduardo Ferraz – Frei Damião (25 anos);
Nicolas Baldini – Frei Damião (criança);
Albert Tenório – compadre;
Nivaldo Feliciano – caçador de passarinhos;
Artur Canavarro – Cícero Silva;
Nínive Caldas – mulher grávida;
Jacira Gonçalves – Dona Anita.
Participações especiais:
Frei Gianfranco Lazzari;
Rafaelle Savigni;
Frei Antônio Landi;
Frei Natale Cocci;
Dom Severino Batista de França;
Frei Jociel Gomes;
Renê Guida da Silva;
João Moreno;
Padre Evilásio Medeiros;
Manoel Antônio Dias;
Marieta Dias de Freitas;
Padre Rinaldo Pereira;
Antônio Neto;
Irmã Maria de Lourdes;
Francisco de Queiroz;
Teresa de Queiroz;
Frei Leandro Santos;
Monsenhor José Nicodemos;
Aerton Alexander;
Rosa Maria Telles;
Maria Grazia Ricci;
Maria Pia Angeli;
Filomena Angeli;
Sandra Maria da Silva;
Damião da Silva;
Frei Mauro Costa;
Frei Franklin Diniz;
Raimundo Fagner;
Frei José Nunes;
Padre Antônio Maria;
Doutor Blancard Torres;
Cícero Silva.

Assista ao trailer:


Fonte: POLÊMICA PARAÍBA - Créditos: Assessoria - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário