sábado, 25 de setembro de 2021

Equinócio de setembro, fenômeno astronômico que marca o início da Primavera, a estação das flores

EQUINÓCIO DE PRIMAVERA: Saiba quais a mudanças devem acontecer nos próximos três meses na estação das flores

WhatsApp Image 2021 09 22 at 17.03.23 - EQUINÓCIO DE PRIMAVERA: Saiba quais a mudanças devem acontecer nos próximos três meses na estação das flores

O equinócio de setembro, fenômeno astronômico que marca o início da Primavera, a estação das flores, no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte, começou no último dia 22 e vai até 21 de dezembro, quando começa o verão para os brasileiros. Várias mudanças devem acontecer nos próximos três meses na estação das flores. Além de os dias e as noites terem a mesma duração durante a primavera, bem como no outono, outra característica sobre essas duas estações do ano é que a temperatura é, geralmente, mais amena, diferentemente do verão e do inverno, quando costuma fazer muito calor e muito frio, respectivamente.

A origem das estações do ano

Leva um ano para a Terra orbitar ao redor do Sol e, ao fazer isso, nosso planeta também gira em torno do seu próprio eixo, movimento que leva 24 horas. Se o eixo da Terra estivesse a 90° ou perpendicular ao plano de sua órbita, nosso planeta seria muito diferente. O nascer e o pôr do sol aconteceriam na mesma hora todos os dias. Também não teríamos estações do ano e haveria um grande impacto nos padrões climáticos em todo o mundo. A razão pela qual isso não acontece é porque a Terra está inclinada a 23,5 graus em relação ao seu plano de órbita. E é justamente essa inclinação que dá origem às estações do ano. No verão, o planeta está mais inclinado em direção o sol e no inverno, mais afastado dele.

O que acontece no equinócio?

Durante um equinócio, nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, com isso, os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios. É por isso que a duração da luz do dia é teoricamente a mesma em todos os pontos da superfície da Terra. Daí o nome equinócio, palavra derivada do latim, que significa “noites iguais”.

image processing20200201 29235 1sc8o3z - EQUINÓCIO DE PRIMAVERA: Saiba quais a mudanças devem acontecer nos próximos três meses na estação das flores

Florada dos ipês em João Pessoa

A Primavera é a estação do amor e das flores que desabrocham em beleza, cores e harmonia. A cidade de João Pessoa, na Paraíba, é considerada uma das mais verdes do mundo: algo em torno de 32% do seu território possui vegetação perene. A ONU estabelece que, para uma cidade estar bem arborizada, tem que apresentar 12 m² de área verde por habitante, João Pessoa possui 47,11 m².

Os ipês amarelos espalhados pela cidade são o destaque no chamado de “florada dos ipês” que fica principalmente no Parque Solon de Lucena, centro da capital. A Primavera mostra que é tempo de festa, das cores, e de renascer e florescer. As diversas variedades de ipê recebem os respectivos nomes de acordo com as cores de suas flores ou madeira. Vale ressaltar que, de uma maneira geral, as bignoniáceas são distribuídas por 120 gêneros, com cerca de 800 espécies.

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia, pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê, também chamado de pau-d’arco, no Norte vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.

Previsão do tempo na Paraíba 

Segundo Marle Bandeira, meteorologista da Aesa, não deve acontecer mudança de temperatura acentuada com o início da nova estação, na Paraíba. No entanto, a temperatura deve aumentar gradativamente ao longo dos dias, e se manter amena no período noturno.

“Na primavera, a previsão é que os dias sejam mais quentes e as noites mais amenas, principalmente na Serra da Borborema, e nas regiões do Brejo e Cariri”, explica Marle.

O Sertão da Paraíba pode atingir máximas de até 37ºC durante a estação, enquanto as regiões Agreste, Brejo e Cariri podem registrar mínimas de 21ºC. Ainda de acordo com a meteorologista da Aesa, a primavera coincide com o período normal de estiagem, e por isso, não há previsão significativa de chuvas, mas alguns eventos específicos podem ocorrer.

Benefícios de frutas e legumes da estação

Maracujá – O maracujá é uma ótima fonte de vitamina C e possui propriedades calmantes e analgésicas. A fruta é uma aliada no controle e prevenção de doenças.

Abacaxi – Em alta durante a primavera, o abacaxi é ideal para as épocas mais quentes. A alta quantidade de água presente no alimento contribui para a maior hidratação do corpo.

Manga – Popular pelo sabor doce, a manga proporciona uma série de benefícios, como a prevenção do envelhecimento precoce e a produção de colágeno.

Abobrinha – O legume de baixa caloria é uma das melhores opções para a época, além de possuir um ótimo custo-benefício, a abobrinha dispõe de uma composição nutricional equilibrada.

Beterraba – Com propriedades que estimulam o sistema imunológico e ajudam no emagrecimento, a beterraba é uma alternativa para as refeições durante a estação.

Berinjela – Rica em fibras e substâncias antioxidantes, a berinjela é um dos legumes do momento. Ela contribui positivamente para a saúde, reduzindo o colesterol e estimulando a perda de peso. As fibras e fitoquímicos presentes nela ajudam a diminuir as taxas de glicose no sangue, prevenindo a diabetes.

Drinks florais 

Élle

Ingredientes:

50ml Gin

15ml xarope de tônica

10ml Licor de Flor de Sabugueiro

15ml acido cítrico (15gr:100ml água)

Pó de ouro para decorar

Misturar todos os ingredientes num mixing glass (copo grande de vidro ou inox) com pedras de gelo. Coar para taça alta, finalizar com pó de ouro comestível.

Nitecap

Ingredientes:

50ml Vodka infusionada em flor de hibisco

20ml redução de morango acida

10ml óleo de tangerina

20ml limão

Bater todos os ingredientes numa coqueteleira com gelo. Coar para taça alta e decorar com uma flor.

Peach, Plum, Pear

Ingredientes:

45ml JW Gold Label

15ml Cordial de pêra

10ml Mapple Syrup

10ml ácido citrico (15gr:100ml)

1 Ameixa Seca tostada e Gysophila para decorar.

Misturar todos os ingredientes em um mixing glass com gelo. Coar para copo baixo com gelo novo. Finalizar com ameixa seca por cima dando uma leve tostada para perfumar e ramo de gyshophila.

Bellini

Ingredientes:

100 ml de Prosecco (pode ser substituído por outro espumante seco)

50 ml de purê de pêssego

Macere meio pêssego até atingir a consistência de um purê. Despeje o purê em um copo bem gelado, adicione espumante Prosecco bem devagar para não formar espuma. É essencial que o purê e o Prosecco estejam bem gelados. Não adicione gelo e sirva em uma taça.

Honey Night

Um drink feito com uísque e maracujá, que é a fruta da paixão (“passion fruit em inglês) e com as cores vibrantes da primavera.

Ingredientes:

50 ml de Johnny Walker Red Label

25 ml de mel

25 ml de suco de limão

25 ml polpa de meio maracujá

Em um copo mixer, adicione todos os ingredientes até dissolver o mel. Depois de dissolvido, acrescente gelo e mexa bem. Coe o drink em um copo alto com gelo e complete com água com gás. Se quiser, complete com um ramo de hortelã.

Polêmica Paraíba - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário