segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Dia de São Cosme e Damião, gêmeos médicos reconhecidos santos

Data comemorativa celebrada por cristãos e por religiões de matriz africana nos dias 26 e 27 de setembro, respectivamente

O Dia de São Cosme e Damião é uma data comemorativa celebrada pelos cristãos católicos no dia 26 de setembro e pelas religiões de matriz africana no dia 27 de setembro. Cosme e Damião foram dois médicos árabes que prestavam seu serviço sem cobrar nada das pessoas. Foram martirizados por ser cristãos.

Conhecendo São Cosme e Damião

São Cosme e Damião foram dois irmãos gêmeos reconhecidos como santos pela Igreja Católica e atualmente são os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Sabe-se pouco sobre a vida de Cosme e Damião, e a tradição católica diz que eles eram originários da Arábia, nascidos em algum momento do século III d.C.

Conta-se que sua origem era nobre, e seus nomes de fato eram Acta e Passio. Provavelmente pela condição de sua família, conseguiram tornar-se médicos, fato determinante na vida deles. Outro ponto importante era sua devoção ao cristianismo, uma religião perseguida nos primeiros séculos da era comum.

Cosme e Damião foram criados para a devoção ao cristianismo por sua mãe, Teodata. Supostamente, eles tiveram um pai que fora perseguido por ser cristão. Além disso, tiveram mais irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio.

Os gêmeos ficaram marcados por sua atuação como médicos. A sua devoção a Cristo fez com que eles se dedicassem ao ofício da medicina de maneira totalmente voluntária. Eles não aceitavam pagamento pelos serviços médicos que prestavam e, por isso, ficaram conhecidos como santos anárgiros (termo usado para se referir aos santos cristãos que fazem caridade).

O trabalho de Cosme e Damião enquanto médicos ficou bastante conhecido porque supostamente eles curavam muitas pessoas, inclusive realizando alguns milagres. Entre os milagres que supostamente eles operavam, estava a cura de pessoas cegas ou paralíticas, por exemplo. O trabalho médico dos irmãos fez com que várias pessoas fossem convertidas ao cristianismo.

  • Perseguição

Como mencionado, Cosme e Damião tornaram-se figuras conhecidas porque curavam muitas pessoas e levavam a mensagem de Jesus a seus pacientes, atribuindo a Ele todos os milagres que supostamente praticavam. Entretanto, a época em que eles viviam era um período conturbado para os cristãos.

Esse era o período da perseguição promovida pelo imperador romano Diocleciano. Apesar de terem nascido na Arábia, o trabalho de Cosme e Damião se deu na Ásia Menor, que fazia parte do Império Romano. Diocleciano era devotado aos deuses tradicionais e pagãos de Roma, e isso fez com que ele iniciasse uma violenta perseguição aos cristãos em seu império.

A fama de Cosme e Damião chegou aos ouvidos de Lísias, governador da Cilícia, província na Ásia Menor. Ele foi atrás dos irmãos, e, ao receber a confirmação de que eles eram cristãos, autorizou a prisão deles. Em sua prisão, Cosme e Damião foram condenados à morte.

Não se sabe exatamente, mas acredita-se que essa tentativa de execução tenha acontecido por volta de 303, quando oficialmente começou a perseguição de Diocleciano. Supostamente, eles teriam sido lançados no mar para se afogar, mas sobreviveram; depois foram colocados em uma fogueira, mas não se queimaram; então foram apedrejados, crucificados e alvejados com flechas, e ainda assim sobreviveram.

Por fim, eles foram decapitados, e seus corpos foram enterrados em Cirro, na Síria. A perseguição também se estendeu à família de Cosme e Damião, e todos os demais irmãos morreram martirizados. A data precisa da morte dos outros três irmãos é desconhecida até hoje.

  • Veneração

Posteriormente, Cosme e Damião tornaram-se figuras veneradas, e isso ganhou força durante o reinado do imperador bizantino Justiniano I. Esse imperador decidiu homenageá-los depois que foi curado de uma doença após ter recebido uma intercessão no nome dos dois médicos. Ele ordenou que uma basílica fosse construída no lugar onde estava a tumba deles, e isso transformou o local em ponto de peregrinação de fiéis.

A veneração a essas duas figuras se espalhou, e novos templos em homenagem a elas foram construídos em diferentes partes. A veneração aos irmãos chegou a Roma, sede da Igreja Católica, e lá foi criada a Basílica de São Cosme e Damião. Também entre os cristãos ortodoxos existe uma grande adoração a Cosme e Damião.

No século VI, durante o pontificado do papa Félix IV, Cosme e Damião foram canonizados e passaram a ser reconhecidos como santos. Por fim, o dia 27 de setembro passou a ser considerado como o Dia de São Cosme e Damião, mas não se sabe o porquê dessa data. A partir de 1969, houve uma alteração nela por conta de mudanças que aconteceram no calendário litúrgico da Igreja Católica.

Essas mudanças determinaram a alteração do Dia de São Cosme e Damião para 26 de setembro, porque, no 27 de setembro, é celebrado o Dia de São Vicente de Paulo. Para evitar esse choque de datas comemorativas, houve a mudança.

Dia de São Cosme e Damião no Brasil

No Brasil, a devoção a São Cosme e Damião foi trazida pelos portugueses em meados do século XVI. Em nosso país, a devoção a eles passou por um fenômeno de sincretismo religioso, e o seu culto passou a ser associado com religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé.

No candomblé e umbanda, Cosme e Damião são associados com Ibeji, dois orixás gêmeos filhos de Xangô e Iansã. Aqui no Brasil, as religiões de matriz africana decidiram manter a celebração a Cosme e Damião/Ibejis no dia 27 de setembro. Por ser visto como protetor das crianças, a celebração de Cosme e Damião nas religiões de matriz africana se relaciona bastante com o ato de dar doces para as crianças.

mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/dia-de-sao-cosme-e-damiao.htm  

Nenhum comentário:

Postar um comentário