Para 57,6% dos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro pretende dar golpe de Estado no país, aponta pesquisa realizada pelo Instituto Opinião
Na avaliação de 10,3%, "em certas circunstâncias" é melhor uma ditadura que um regime democrático, também apontam os dados da pesquisa
Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião mostra que 57,6% dos brasileiros acreditam que o presidente Jair Bolsonaro pretende dar um golpe de Estado no país, embora 74,5% dos entrevistados digam que preferem sempre o regime democrático. De acordo com o levantamento, 31,1% não creem que Bolsonaro tentará uma ruptura institucional. Os demais não opinaram. Na avaliação de 10,3%, “em certas circunstâncias” é melhor uma ditadura que um regime democrático e 5,3% entendem que “tanto faz se é uma democracia ou uma ditadura”.
O instituto também questionou os entrevistados sobre o desfile de tanques de guerra no último dia 10 em Brasília. Para 43% das pessoas que tiveram conhecimento do episódio, Bolsonaro tentou intimidar o Congresso e o Supremo Tribunal Federal no dia da votação da PEC do Voto Impresso. O presidente alegou que apenas recebeu convite para acompanhar treinamento das Forças Armadas no Entorno do Distrito Federal. Outros 13,9% avaliaram que o presidente quis demonstrar a força e a subordinação das Forças Armadas a ele.
Para 70,3%, o uso de tanques de guerra para fazer valer o ponto de vista do presidente não é papel das Forças Armadas. Para 47,1%, o desfile piorou a imagem do Brasil no exterior. Também piorou, para 36,3% dos entrevistados, a imagem das Forças Armadas e, para 49,3%, a do próprio Bolsonaro.
Para 61,3% das pessoas ouvidas, Bolsonaro tem culpa pela morte dos quase 600 mil brasileiros que perderam a vida para a Covid-19. Entre os entrevistados, 23,8% consideram que o presidente é o principal responsável pelo elevado número de mortos em decorrência da pandemia. Na avaliação de 34,1%, ele não tem qualquer culpa.
A pesquisa mostra que é grande o descontentamento popular com a condução econômica pelo governo Bolsonaro: 73,1% disseram estar insatisfeitos com os rumos da economia e só 19,4% manifestaram satisfação.
A pesquisa foi realizada por telefone, representando o total da população adulta do país. A coleta de dados aconteceu entre os dias entre o 13 e 14 de agosto de 2021. Foram entrevistados 1.500 brasileiros acima de 16 anos residentes em 114 municípios. A margem de erro é de 2,53% com nível de confiança de 95%. O Instituto Opinião possui registro junto ao Conselho Regional de Estatística da 4ª Região (CONRE 4) sob o nº 8548/21.
Fonte: Congresso em Foco
Nenhum comentário:
Postar um comentário