segunda-feira, 21 de junho de 2021

Médica processa senadores da CPI por danos morais

Nise Yamaguchi diz que sofreu massacre moral e processa senadores da CPI da Covid, diz site CNN Brasil

Nise Yamaguchi - Nise Yamaguchi diz que sofreu massacre moral e processa senadores da CPI, diz site

A médica Nise Yamaguchi processou os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, e Otto Alencar (PSD-BA) por danos morais. Ela pede indenização de R$ 160 a cada um dos parlamentares.

A informação é da CNN Brasil. De acordo com o site, Nise argumentou ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres e humilhação durante seu depoimento à comissão no dia 1º de junho.

Nise Yamaguchi defendeu que os senadores “perpetuaram um verdadeiro massacre moral”. A defesa da médica diz que os parlamentares agiram com intenção de “destruir a imagem” de Nise Yamaguchi “perante toda a sociedade brasileira”

De acordo com os advogados, caso Nise ganhe a ação, ela doará o dinheiro a hospitais infantis para crianças com câncer.

Críticas

Durante a oitiva, o senador Otto Alencar, que é médico, criticou a colega de profissão. O membro da CPI afirmou que o plenário do colegiado está “cansado de médico de audiovisual”

As críticas ocorreram após questionamento à médica sobre sua noção histórica a respeito do coronavírus. O senador perguntou se Nise Yamaguchi sabia diferenciar um vírus de um protozoário, e se indignou com a resposta de Nise: “A senhora não é infectologista, se transformou de uma hora pra outra”, disparou.

“A senhora não sabe nada de infectologia, nem estudou, doutora. A senhora foi aleatória mesmo, superficial. A senhora não podia de jeito nenhum estar debatendo um assunto que não é do seu domínio. Isso não é honesto, doutora”, continuou o parlamentar.

Otto disse ainda que a oncologista não poderia atuar no campo da infectologia, por não ter domínio da área. Nise é defensora ferrenha do uso de cloroquina e do chamado tratamento precoce em pacientes da Covid-19.

Interrupção

Incomodado com a postura de Nise Yamaguchi, o presidente da CPI da Covid, Omar Aziz repreendeu a médica, devido às declarações dela em defesa do tratamento precoce, e em detrimento das vacinas. A fala causou tumulto na sessão.

O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), passou um vídeo em que Nise diz que não se deve vacinar deliberadamente nem obrigatoriamente. “Tratamento precoce salva vidas e, portanto, não precisa vacinar aleatoriamente a população inteira dizendo que é a única saída”, disse Nise Yamaguchi, que reafirmou a opinião na sessão.

Omar Aziz, então, interrompeu: “A sua voz calma e a forma de falar é convincente, passa para as pessoas como se fosse a verdade”, afirmou Aziz. “Peço que desconsidere essa questão que ela diz sobre vacinas.”

Notificação

Em nota, a assessoria do senador Otto Alencar disse que o parlamentar ainda não foi notificado sobre o processo, mas que os advogados responderão, de acordo com a lei, assim que a notificação for recebida.

Além disso, Alencar defendeu que o tratamento dado a Nise Yamaguchi foi respeitoso. “O senador Otto Alencar reforça que durante os seus questionamentos se referiu a médica Nise Yamaguchi, com respeito, sempre a tratando como doutora, senhora e Vossa Senhoria”, informou.

“Quanto à pergunta sobre vírus e protozoário, a médica não soube responder a indagação. O questionamento foi feito com o objetivo de indicar, como atestam cientistas e especialistas na área de saúde, que nenhuma medicação evita a contaminação pelo coronavírus e que o tratamento precoce, defendido por Nise Yamaguchi, não funciona e não é recomendado”, concluiu a nota.

Participação na CPI

Nise foi convocada pelo colegiado por ser defensora do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. Além disso, foi nominalmente citada como uma das integrantes do chamado “ministério paralelo”, que supostamente assessorava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre medidas de enfrentamento da pandemia.

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA - Créditos: METROPOLES - Publicado por: Rebeka Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário