sexta-feira, 21 de maio de 2021

Renan Calheiros x Arthur Lira

Disputa pelo governo de Alagoas em 2022 vai colocar Renan Calheiros e Arthur Lira frente a frente

calheiros e lira 300x181 - Disputa pelo governo de Alagoas em 2022 vai colocar Renan Calheiros e Arthur Lira frente a frente

O futuro dos grupos político de Arthur Lira (Progressistas) e Renan Calheiros (MDB) vai se cruzar novamente em 2022. Segundo informações da CNN, o governador do estado, Renan Filho (MDB), quer disputar o Senado e, para isso, precisa se licenciar do cargo seis meses antes da eleição. No entanto, o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) se afastou no ano passado, quando foi eleito prefeito de Arapiraca. Nesse caso, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (Solidariedade), é o primeiro na linha sucessória.

O problema é que o deputado estadual é aliado de Arthur Lira. Dessa forma, a máquina pública do Estado, influente nos 102 municípios, ficaria nas mãos do grupo rival. É por isso que interessa aos Calheiros uma aproximação com os Lira. “O Palácio do Planalto fará qualquer lance para tirar forças de Renan e seu filho, inclusive cedendo mais apoio a Lira. Do ponto de vista nacional, o presidente da Câmara dos Deputados tem mais força e vai capitalizar isso para tentar conquistar o governo, mesmo sem ser ele o candidato”, afirmou o cientista político Ranulfo Paranhos, professor da Universidade Federal de Alagoas.

Os Calheiros e os Lira já estiveram juntos na base dos governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. Em 2010, Renan Calheiros e Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara e prefeito de Barra de São Miguel, foram eleitos numa dobradinha para o Senado. A campanha de 2014, no entanto, deixou fissuras nos dois grupos. Renan Filho disputou o governo contra Benedito de Lira. A vitória do filho do senador Renan Calheiros azedou de vez a relação com o deputado. Em 2018, Benedito Lira não se reelegeu, perdendo a vaga para Rodrigo Cunha, e Renan Calheiros ficou com a segunda cadeira. Naqueles embates, os líderes dos dois clãs trocaram ofensas até hoje lembradas.

Renan Calheiros disse que Benedito de Lira ficara “velhaco”. Um vídeo no qual Arthur Lira defende o pai e devolve o xingamento voltou a circular na semana passada. Na gravação, o deputado chama Renan de traidor. Nessa temporada de CPI da Pandemia, os sinais são confusos, mas há quem veja a possibilidade de uma trégua mais adiante. Até agora, porém, não é o que parece.

Nos últimos anos, uma terceira força emergiu no Estado e busca furar essa polarização. Trata-se da aliança do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB), o JHC, com o senador Rodrigo Cunha (PSDB). JHC apoiou a eleição de Lira para a presidência da Câmara, contrariando seu partido, e tem se aliado a Bolsonaro. Rodrigo Cunha, por sua vez, é potencial candidato do PSDB ao governo de Alagoas.

Em recente reforma do secretariado, Renan Filho acomodou forças políticas opositoras no governo, num sinal de que busca amplo apoio, já que ainda não escolheu o pré-candidato à sua sucessão. Oito secretários foram substituídos. Agora, fazem parte da administração alas rivais do clã Beltrão, a família do deputado Marx Beltrão (PSD).

Fonte: CNN - Créditos: Polêmica Paraíba - Publicado por: Samuel de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário