sexta-feira, 14 de maio de 2021

Juruense morre em São Paulo após deixar sua terra natal há 63 anos

Morre em Sorocaba - SP, aos 80 anos de idade, o juruense Salviano Ferreira de Freitas, grande conhecedor da história passada de Juru 

Morreu nesta sexta-feira, 14 de maio, o juruense Salviano Ferreira de Freitas, filho de Nazinha e Pedro Ferreira. Ele tinha 80 anos de idade e há bastante tempo enfrentava problemas de saúde, como a diabetes, hipertensão arterial e reumatismo, doença que afeta articulações, músculos e esqueleto.

Embora fosse um apaixonado por Juru, Salviano deixou sua terra natal quando tinha 17 anos de idade, há 63 anos, para não mais retornar. Há quem diga que o assassinato do seu pai seria o motivo para que ele e seus irmãos, Floriano e José, não voltassem mais à Paraíba.

Salviano era dono de uma memória impressionante. Era um profundo conhecedor da história passada do município de Juru. Deixa esposa (Elza) e três filhos (Silvânia, Luciano e Fabiano).

"Foi um guerreiro, inclusive com a doença. Conselheiro e amigo, acolhia a quem lhe procurasse, qualquer um que em sua porta batesse, quer fossem familiares ou simples conhecidos.", disse o professor Miguel Prudente, primo de Salviano, em contato com o Blog JURU EM DESTAQUE.

"Salviano era um grande conhecedor da história de Juru, do seu tempo. Apesar de não retornar ao seu torrão natal, ele fez da sua casa em Sorocaba um altar para cultuar a história de sua terra. É uma grande perda para nós que gostamos da história da nossa Barra", comentou Francisco Honorato (Chico da Serra), juruense morador de Recife, outro apaixonado por sua terra assim como Salviano.

5 comentários:

  1. Na verdade é uma grande perda para Juru. Que descanse em paz Salviano.

    ResponderExcluir
  2. Descanse em paz meu pai amado , está fazendo muita falta .

    ResponderExcluir
  3. Meu pai foi um homem incrível, muito inteligente e íntegro. Descanse em paz !

    ResponderExcluir
  4. Aprendi a jogar xadres com o Salviano, um homem muito inteligente,um exemplo de vida pra todos nos, que a sua alma descanse em paz!

    ResponderExcluir