sábado, 3 de abril de 2021

Vigília Pascal

No Sábado Santo, celebra-se a Vigília Pascal: a festa das festas, a Vigília das vigílias, a noite das noites!

Morte, onde está o teu aguilhão?”

(1Cor 15,55)

Depois de um dia de silêncio e meditação sobre a Paixão e morte de Jesus, nós cristãos podemos exultar de alegria pela Páscoa – Ressurreição do Senhor. É a celebração da vitória de Cristo sobre a morte. A Vigília Pascal é o centro de todas as Eucaristias e a fonte de todas as liturgias.

O Catecismo da Igreja Católica ressalta a importância da solenidade Pascal: “Por isso, a páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a “festa das festas”, “solenidade das solenidades”, como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento). Santo Atanásio a denomina “o grande domingo como a semana santa é chamada no Oriente, “a grande semana”. O mistério da ressurreição, no qual Cristo esmagou a morte, penetra nosso velho tempo com sua poderosa energia até que tudo lhe seja submetido” (CIC, 1169).

A Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus. Esta Solenidade é celebrada ao escurecer do dia, à noite e a Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos.  A celebração articula-se em quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia.

– As luzes da Igreja são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. A Liturgia da luz inicia a bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa que é Cristo, luz do mundo.

– A Liturgia da Palavra propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento. Assim, a Igreja, começando por Moisés e seguindo pelos Profetas’ (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo.

– A Liturgia do Batismo é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo. No rito, consta o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal.

– A Liturgia eucarística é o ápice da Noite Pascal. Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz participar do seu Corpo e do seu Sangue, qual sacramento pleno da Páscoa:  a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.

A Vigília Pascal transforma a noite mais clara que o dia, e nos impulsiona a irmos ao encontro do Senhor Ressuscitado, para vê-Lo e acreditar na vitória da vida sobre a morte. A Ressurreição de Jesus torna o Sábado Santo uma Noite de Luz!

Cheios de alegria e esperança podemos proclamar: CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA!  VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU!

Imagem: https://catequizar.com.br/liturgia/vigilia-pascal-a/ - Por  EspiritualidadeFestas Litúrgicas da Igreja Comentários


Nenhum comentário:

Postar um comentário