segunda-feira, 15 de março de 2021

Vacina x Covid-19

Por que pessoas continuam a se infeccionar com o novo coronavírus mesmo vacinadas?

WhatsApp Image 2021 02 05 at 12.43.18 1024x350 - VACINA X COVID: Por que pessoas continuam a se infeccionar com o coronavírus mesmo vacinadas?

Após um ano de pandemia, a aprovação de vacinas contra o novo coronavírus trouxe de volta alguma esperança para o mundo e alguma luz no fim desse túnel. Uma corrida intensa garantiu uma variedade de imunizantes em tempo recorde, de diversas marcas, e diversos países já começaram suas campanhas de vacinação. Mas o início da vacinação trouxe surpresas: algumas pessoas continuam a se infeccionar com o novo coronavírus. Por quê?

Estudos apontam que o sistema imunológico começa a desenvolver proteção contra o vírus de 8 a 10 dias depois da 1ª dose. Há 5% de chance de infecção mesmo depois das duas injeções.

Caso na Paraíba

Em João Pessoa, o médico Fernando Ramalho foi internado com Covid-19 após tomar a vacina CoronaVac.  Ele estava internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, fazendo o uso de respirador, e morreu no dia 13 de fevereiro. O médico já estava vacinado contra a Covid-19, e testou positivo. Fernando Ramalho tomou a primeira dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Como vem sendo afirmado pelas autoridades médicas e sanitaristas, mesmo após a imunização, é necessário continuar com os cuidados básicos para evitar a contaminação pelo Covid-19.

Caso em Israel

Em Israel pelo menos 240 pessoas foram contaminadas com o novo coronavírus depois de receberem a vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O país alcançou a marca de 1 milhão de pessoas imunizadas já no primeiro dia de janeiro deste ano. De acordo com especialistas, a vacina não oferece imunidade imediata, o que explicaria o contágio dessas 240 pessoas.

Os testes da vacina da Pfizer/BioNTech mostraram que a eficácia de 95% contra a Covid-19 é atingida 28 dias depois da aplicação da 1ª dose – 7 dias depois da 2ª dose. Ou seja, ainda há 5% de chance de infecção mesmo depois das duas injeções. A recomendação dos especialistas é que todas as medidas de proteção contra a Covid-19 continuem sendo seguidas depois da aplicação da 1ª dose.

Especialistas já explicaram que a vacina não fornece imunidade imediata contra o vírus e por isso pode levar um tempo até que o sistema imunológico possa reagir. A segunda injeção é dada depois de 21 dias da primeira dose.

Desde o início da vacinação no país, no dia 20 de dezembro, alguns pacientes imunizados morreram depois de receber a vacina. Mas, o Ministério da Saúde de Israel relatou que teve casos que não estavam ligadas à vacina. 

Polêmica Paraíba - Publicado por: Fabricia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário