AÇUDES TIMBAÚBA E GLÓRIA II, MANANCIAIS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE JURU, NO SERTÃO DA PARAÍBA
![]() |
Foto do Açude Timbaúba, localizado em Juru, no Sertão da Paraíba, em 2004, último ano em que as chuvas foram suficientes para fazer o manancial transbordar |
Exaltando o Dia Mundial da Água, celebrado no dia de ontem (22 de março), o Blog JURU EM DESTAQUE ressalta os dois principais mananciais do município de Juru, no Sertão da Paraíba, destacando essas belíssimas imagens dos açudes Timbaúba e Glória II, em 2004 e 2015, respectivamente.
Com capacidade máxima de 15.438.572 m³, o Açude Timbaúba foi construído no primeiro ano do governo Wilson Braga, em 1983, para uso exclusivo em culturas irrigáveis, tendo proporcionado ao município de Juru o status de 'terra da cenoura' por ser o maior produtor de cenoura do Estado da Paraíba nos primeiros anos da sua construção.
Assim como o Açude Glória II, manancial construído no governo João Agripino (1966-1971), com capacidade máxima de 1.349.980 m³, que abastece a cidade de Juru, o Timbaúba é monitorado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba - AESA.
De acordo com a última aferição da AESA, registrada em 22 de março, o volume atual do Açude Timbaúba é de 9.041.226 m³, equivalente a 58,56% do volume total, enquanto o Glória II, conhecido como Açude do Jorge, está com 830.009 m³ (61,48%).
Os dois mananciais estão inseridos nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Piancó, na Região do Médio Curso do Rio Paraíba, com principais atributos dos riachos Catolé, Riacho Grande e Glória, no município de Juru.
Foto do Açude Glória II (açude do Jorge), em 2015, que entrou em colapso naquela ano, após ficar com a capacidade de volume comprometida |
Nenhum comentário:
Postar um comentário