sexta-feira, 19 de março de 2021

São José, o patrono e protetor da Igreja Católica

DESCENDENTE DA CASA REAL DE DAVI, SÃO JOSÉ É VENERADO COMO ESPOSO DA VIRGEM MARIA E PAI ADOTIVO DE JESUS 

São José com o menino Jesus, de Guido

José é venerado como São José na Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Ortodoxa Oriental, Anglicanismo e Luteranismo. Nas tradições católicas, José é considerado o santo padroeiro dos trabalhadores e está associado a vários dias de festa. 

O Papa Pio IX declarou-o patrono e protetor da Igreja Católica, além de patrocinar os doentes e uma morte feliz, devido à crença de que ele morreu na presença de Jesus e Maria. 

Na piedade popular, José é considerado um modelo para os pais e também se tornou patrono de várias dioceses e lugares. São José, José de Nazaré, José, o Carpinteiro ou São José Operário foi, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus. 

O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de Davi, é venerado como Santo pelas igrejas ortodoxa, anglicana e católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A liturgia luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". 

Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.

Várias imagens veneradas de São José receberam uma coroação canônica por um papa. Na icnografia religiosa popular, ele é associado a lírios ou nardo, representando sua castidade e pureza. Com o crescimento atual da Mariologia, o campo teológico da Josefologia também cresceu e, desde a década de 1950, foram formados centros para estudá-la. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/São_José

Nenhum comentário:

Postar um comentário